Depois de terminar em primeiro no quadro de medalhas do feminino na competição individual do Mundial de Judô, o Brasil conquistou a prata na prova por equipes no feminino. A seleção, que havia sido bronze na edição de 2012 do Mundial, disputada em Salvador, foi superada pelo Japão na final.
A prata coroa a melhor participação da história do judô feminino em Mundiais, com cinco medalhas conquistadas no individual – ouro de Rafaela Silva, prata de Erika Miranda e Maria Suelen Altheman, e bronze de Mayra Aguiar e Sarah Menezes.
Na final da prova por equipes, com o Japão, a decisão ficou para a última luta. Na primeira, Erika Miranda (até 52 kg) foi imobilizada por Yuki Hashimoto e as japonesas abriram 1 a 0. Na sequência, Rafaela Silva (até 57 kg) enfrentou Anzu Yamamoto e venceu por um yuko. Katherine Campos (até 63 kg) tentou, mas não conseguiu superar a técnica de chão de Kana Abe e acabou sendo imobilizada. A gaúcha Maria Portela (até 70kg) entrou logo depois e venceu Haruka Tachimoto, por dois shidôs. A decisão ficou entre Maria Suelen Altheman e Megumi Tachimoto. A brasileira lutou até o fim, mas foi derrotada por uma punição.
Masculino
A equipe masculina, assim como no individual, não teve um bom desempenho. A equipe formada por Charles Chibana (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Victor Penalber (-81kg), Eduardo Bettoni (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) foi eliminada pela Alemanha logo na estreia – os alemães acabaram em terceiro lugar, junto com o Japão. A Georgia ficou com o título e a Rússia foi prata.
1º – Geórgia
2º – Rússia
3º – Alemanha
3º – Japão
Feminino
1º – Japão
2º – Brasil
3º – França
3º – Cuba
Deixe um comentário