Minha expectativa para esse Mundial era altíssima, e ela foi totalmente superada. Não sei falar quantas vezes na vida isso aconteceu comigo, mas sem pestanejar eu digo: foram poucas. Também não sei ao certo quantas vezes na vida realizei um sonho que desejei muito, mas foram menos vezes ainda.
Uma lista pessoal e subjetiva dos momentos que mais me marcaram no Mundial
A 15a edição do Mundial de Esportes Aquáticos acabou na tarde deste domingo (4), com um saldo final de cinco novos recordes mundiais – todos no feminino. Os Estados Unidos saíram da competição com o maior número de medalhas (29) e o maior número de ouros (13). O Brasil terminou na oitava posição do quadro de medalhas, com cinco no total, e duas de ouro – conquistadas por Cesar Cielo, Felipe Lima e Thiago Pereira, na melhor performance de todos os tempos do país.
Com uma saída muito forte, a holandesa Ranomi Kromowidjojo sagrou-se campeã mundial do 50 livre – único título que faltava para ela. Campeã olímpica do 50 e 100 livre em Londres-2012, Ranomi foi terceira na prova de 100 livre em Barcelona. Hoje, conquistou o ouro na prova mais rápida da natação com 24”05, igualando sua melhor marca pessoal.
O revezamento 4×100 medley feminino na manhã de domingo (5) marcou o fim da participação das nadadoras brasileiras no Mundial de Barcelona. O saldo final foi de uma final, conquistada por Etiene Medeiros na prova de 50 costas, e uma semifinal, com Joanna Maranhão no 200 borboleta. Etiene e Manuella Lyrio foram as únicas a melhorar suas marcas pessoais.
O nadador brasileiro conquistou hoje sua segunda medalha de Mundial, terminando em terceiro lugar na prova de 400 medley. Com uma estratégia muito bem dosada, Thiago passou em quarto depois do borboleta e costas, terceiro no peito (forte parcial de 1’09”9) e chegou a cair para quarto no 350. Mas Thiago – que costumava morrer nos últimos metros – fez o melhor final de prova de todos os atletas, com 28”04, e garantiu o bronze. Kosuke Hagino, que liderou boa parte da prova, cansou muito no final e terminou em quinto.