O revezamento 4×100 medley feminino na manhã de domingo (5) marcou o fim da participação das nadadoras brasileiras no Mundial de Barcelona. O saldo final foi de uma final, conquistada por Etiene Medeiros na prova de 50 costas, e uma semifinal, com Joanna Maranhão no 200 borboleta. A melhor participação foi no Mundial de Roma, quando o Brasil chegou a três finais, e pela primeira e única vez em uma prova olímpica, com Gabriella Silva no 100 borboleta.
Etiene terminou em quarto lugar na final e conseguiu melhorar seu tempo na prova, nadando para 27”83 na final. Além de Etiene, apenas Manuelle Lyrio melhorou seu tempo, superando o recorde sulamericano na prova de 200 livre, com 1’59”52. Beatriz Travallon, Carolina Bilich e Daynara de Paula, que não tinham índices nas provas individuais mas vieram a Barcelona nadar o revezamento, também participaram de suas principais provas, sem conseguir superar suas melhores marcas.
Entre as que tinham índice, Alessandra Marchioro e Graciele Herrmann nadaram na mesma série das eliminatórias e pioraram suas marcas do Maria Lenk – se repetissem os tempos, teriam avançado para a final do 50 livre. Joanna Maranhão também piorou as marcas da competição no 200 e 400 medley, e Etiene Medeiros não igualou seu tempo do 100 costas.
Nos revezamentos, um bom resultado no 4×100 livre, nadado no primeiro dia, estabelecendo novo recorde sulamericano com 3’14”05. Os parciais foram de Larissa Oliveira (55s29), Daynara de Paula (55s36), Graciele Herrmann (55s23) e Alessandra Marchioro (55s17).
No total, o Brasil tem seis atletas no feminino que já chegaram a finais: Fabíola Molina e Cristiane Santos (50 costas), Daynara de Paula (50 borboleta), Gabriella Silva (100 borboleta) e Nayara Ribeiro (1500 livre), de acordo com levantamento feito pela Best Swimming.
Maratonas aquáticas
Se na piscina o resultado foi tímido, nas provas de águas abertas, o Mundial foi o melhor da história e um dos melhores do Brasil em qualquer modalidade olímpica. Foram quatro medalhas de Poliana Okimoto (ouro no 10km e prata no 5km) e Ana Marcela Cunha (prata no 10km e bronze no 5km), além do bronze na prova por equipes, com participação de Poliana Okimoto.
Deixe um comentário