Tóquio será a sede das Olimpíadas de 2020. A capital japonesa receberá os Jogos pela segunda vez, 56 anos depois das Olimpíadas de 1964, a primeira vez em que o maior evento esportivo do mundo foi realizado no continente asiático. A cidade venceu a concorrente Istanbul por 60 votos a 36.
A decisão foi tomada no sábado, em Buenos Aires. No domingo, o COI anunciou também que a luta olímpica ficará no programa olímpico de 2020, revertendo decisão que havia sido tomada pela Mesa Executiva do COI.
Cidades
No primeiro turno da votação, Tóquio teve 42 votos enquanto Madri e Istanbul empataram com 26 votos cada. No desempate, a capital turca levou com margem de quatro votos. Na segunda votação, Istanbul, que tentava ser escolhida pela quinta vez, foi superado pela capital japonesa – se fosse escolhida, seria a primeira vez que uma cidade muçulmana sediaria as Olimpíadas.
O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, fez uma apresentação onde garantiu que não haverá problemas com o nível de radioatividade gerado pela central atômica de Fukushima. “O esporte tem o poder de unir pessoas. Nós tivemos essa experiência após o terremoto e o tsunami, quando atletas vieram ao país para nos ajudar. O Japão precisa da força do esporte, de esperanças e sonhos”. Ele ainda agradeceu a ajuda internacional recebida após a tragédia, e disse que organizar os Jogos com sucesso será um agradecimento ao mundo.
&;
Deixe um comentário