O handebol brasileiro conquistou três títulos continentais no final de semana. A seleção feminina levou o Sul-Americano adulto, disputado no Chile, enquanto a vez da seleção masculina levou o Pan-Americano júnior, disputado em Mar del Plata, ambos vencendo a Argentina. O terceiro título veio do handebol de praia, com vitória no Pan-Americano masculino adulto.
No Sulamericano feminino, a campanha foi impecável: quatro vitórias com goleadas até enfrentar a Argentina, que também estava invicta, na partida que valia o título. Contra as adversárias o placar não foi tão elástico, mas a vantagem também foi boa: 37 a 23, com 11 gols marcados por Alexandra Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo ano passado. Detalhe para o saldo de gols impressionante de 114 gols (190 marcados e 76 sofridos). A seleção garantiu vaga no Pan-Americano, que acontece em julho, e funciona como classificatório para o Mundial, que ocorre em dezembro.
No Pan-Americano de handebol de areia, foram cinco vitórias na fase classificatória até chegar à final contra a Venezuela, vencida por 2 sets a 0, com partida decidida no gol de ouro no segundo período, após empate no tempo regular. O Brasil é atual campeão mundial, e já tem vaga garantida no World Games, que acontecerá na Colômbia este ano.
No PAN júnior, a seleção masculina – que é treinada pelo técnico da principal Jordi Ribera, também terminou invicta, com quatro vitórias na primeira fase e duas na fase final. A final foi mais tensa, com o ouro vindo após vitória por 25 a 21 sobre os donos da casa argentinos, depois de sair empatados no primeiro tempo (11 a 11). Com o título, o Brasil garantiu uma das três vagas para o Mundial júnior, que acontece na Bósnia, em julho (as outras duas ficaram com Argetina e Chile).
Deixe um comentário