Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Tênis de mesa tem bons resultados no primeiro trimestre do ano

    05/04/2013 por Beatriz Nantes em Notícias, Reportagem, Tênis de mesa / Sem comentários

    A modalidade olímpica do Brasil com maior evolução nos primeiros três meses do ano é o tênis de mesa. Entre janeiro e março, a seleção brasileira consolidou sua força no continente durante o Latino Americano, conquistou resultados inéditos em competições de alto nível internacional (Aberto da Espanha), dois tenistas alcançaram o melhor ranking do país na história, e ainda houve uma conquista internacional nas categorias de base. 

    O grande nome no masculino é Cazuo Matsumoto, que conquistou em janeiro o Aberto da Espanha de tênis de mesa, tornando-se o primeiro atleta da América do Sul a vencer uma etapa do Circuito Mundial. Na Copa do Mundo por equipes, Cazuo foi o principal nome da seleção, que conseguiu avançar das eliminatórias, com duas vitórias cruciais do mesatenista contra a Suécia. O Brasil caiu nas quartas-de-final diante do Japão, mas Cazuo teve boa atuação e conseguiu vencer uma partida, batendo o top 10 do mundo Jun Mizutani. No Latino Americano, Cazuo fez parte do grupo que levou o título por equipes, mas perdeu a final do individual para o paragauio Marcelo Aguirre.

    Com o desempenho, Cazuo saiu de número 94 do mundo em janeiro para a 45a posição no ranking divulgado em abril, melhor posição de um brasileiro no ranking. Antes dele, Hugo Hoyama tinha a melhor posição, o 62o lugar.  Ao jornalista Guilherme Giorgi Costa, Cazuo se disse surpreso. “Então, não acredito. Para o tênis de mesa brasileiro é muito importante. Achei que fosse chegar perto do top 50 mas ser 45º é melhor ainda”. Fora da equipe que foi à Pequim-2008 (comissão preferiu levar Hoyama) e de Londres -2012 (Thiago Monteiro), Cazuo vem mostrando boa evolução. Hoje o Brasil tem dois atletas no top 100 no masculino – além de Cazuo, Gustavo Tsuboi é número 89 do ranking mundial.

    No feminino, o destaque fica com Caroline Kumahara. Com apenas 17 anos, ela apareceu em 152o  no último ranking, a melhor classificação de uma atleta da América Latina na história. Carolina, que esteve em Londres, também venceu uma atleta top 10 mundo, assim como Cazuo, batendo Kasumi Ishikawa na Copa do Mundo por equipes. Na ocasião, a equipe feminina caiu nas elimatórias. No Latino Americano, Caroline surpreendeu ao perder o torneio sub-21 e vencer o adulto, derrotando na final a companheira de seleção, a veterana Lígia Silva, de 32 anos.

    Por fim, bom resultado da base com Lucas Prandi, que venceu o Aberto da Tunísia Infantil e Juvenil. O atleta de Santos, que treina no  A.D.C. Ponta do Pargo, em Portugal, superou o egípcio Omar Elhamady na final. Com o resultado, saiu da 138a posição no ranking sub-15 para o 111o lugar.

    • Tweet
    • Tags:
    • Cazuo Matsumoto

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter