O Brasil estreou bem no Campeonato Mundial de Taekwondo, disputado em Puebla, no México. No primeiro dia de disputas, o atleta Guilherme Dias, a categoria -58Kg, garantiu a medalha de bronze para o país. Foi a décima segunda medalha conquistada pelo país em Mundiais da modalidade, a sétima de bronze.
Guilherme chegou à semifinal depois de vencer quatro lutas. Na primeira, ele venceu o cipriota Antonis Kyriakou, por 10×4. Na segunda, Guilherme, que foi campeão panamericano ano passado, ganhou do filipino Keno Anthony Mendonza, por 11×9. Na terceira luta, ele venceu o argentino Lucas Guzman, por 6×4, e na quarta avançou sobre o chileno Ignacio Molares.
A semifinal foi muito acirrada. Guilherme, 16o colocado no último ranking Mundial da WTF, lutou contra o atleta iraniano Hari Mostean Loron, 42º colocado na atualização de julho do ranking.Os três rounds da luta terminaram com um empate 4×4, e o brasileiro foi derrotado no Golden Point pelo iraniano. Ele dividiu o pódio com o ídolo mexicano Damián Villa, que para Londres ficou com a vaga em decisão polêmica contra o brasileiro Marcio Wenceslau. O ouro foi para o sul-coreano Cha Tae-Moon, e o iraniano que venceu Guilherme ficou com a prata. Não há disputa de bronze no Mundial.
Guilherme é da mesma categoria de Marcio Wenceslau, e este ano ganhou a vaga na seletiva realizada no início do ano. Campeão Pan-Americano ano passado, em torneio disputado na Bolívia, Guilherme tem 20 anos e se destacou em torneios de base: foi quarto colocado no Mundial de Universitário em 2010 e campeão pan-americano junior em 2009.
Deixe um comentário