Terminou hoje em Londres a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, última seletiva para as Olimpíadas e evento teste da competição, realizada na mesma piscina onde acontecerão as provas em agosto.
Supremacia chinesa
Os chineses confirmaram o domínio na modalidade, conseguindo a incrível marca de vencer todas as disputas, garantindo oito ouros na competição – na última edição da Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2008, ambas realizadas na China, tinha ficado faltando uma prova, vencida nas duas vezes pelo ingês Matthew Mitcham, para a equipe asiática “gabaritar” os ouros.
Um dos principais destaques da equipe chinesa é Chen Ruolin, campeã da plataforma sincronizada nos Mundiais de 2007, 2009 e 2011, das Olimpíadas e da Copa do Mundo de 2010 e 2012, além do ouro na prova individuanas Olimpíadas de Pequim, Mundial de 2011 e na competição.
Superação inglesa
O time da casa saiu da competição com dois bronzes, um conquistado pelas saltadoras Sarah Barrow e Tonia Couch na
plataforma sincronizada de 10 metros, depois de estar em oitavas na classificação e subir para o terceiro lugar após o último salto. O outro bronze foi conquistado por Peter Waterfield na plataforma de 10 metros.
Com grande presença da torcida local, a equipe também viu grandes atuações de dois atletas que se superaram depois de problemas de saúde nos últimos anos. Monique Gladding terminou em 10o na plataforma um ano depois de um acidente em competição na Rússia, quando entrou na água inconsciente depois de bater a cabeça na plataforma. Christian Mears conseguiu classificação para as Olimpíadas no trampolim de 3 metros, depois de passar por uma cirurgia no baço há três anos onde tinha 5% de chances de sobreviver.
César Castro (trampolim) e Hugo Parisi (plataforma) se classificaram para a terceira Olimpíada, ficando em 18o e 14o nas eliminatórias, respectivamente. Castro melhorou na semi mas acabou em 14o, a duas posições da vaga para a final, e Parisi foi 15o.
Juliana Veloso (trampolim), Andressa Mendes e Cassius Duran (plataforma) não conseguiram classificar entre os 18 primeiros e disputaram a repescagem no domingo. As duas saltadoras ficaram em 6º e Cassius foi 13º, e agora aguardam a lista da FINA com o nome dos classificados para Londres.
Deixe um comentário