Pouco mais de um ano depois de conquistar um inédito bronze olímpico para o pentatlo moderno brasileiro, Yane Marques sagrou-se vice campeã mundial da modalidade, conquista inédita para a atleta e para o país. O torneio, disputado em Taiwan, foi atrapalhado pela passagem de um tufão, que atrasou o cronograma de provas. Yane tinha como melhor resultado em Mundiais o sexto lugar, conquistado na Itália (2012) e China (2010).
Yane começou a final em 11º lugar na esgrima, e pulou para a sétima colocação depois da natação, uma de suas maiores forças, onde teve o nono melhor tempo. No hipismo, Yane teve também a nona melhor apresentação, derrubando apenas um obstáculo e pulando para o terceiro lugar no geral. Assim, Yane largou para a prova combinada, a última do pentatlo moderno, 14 segundos atrás da primeira colocada, Elodie Clouvel, e seis segundos atrás de Samantha Murray, prata nas Olimpíadas de Londres.
Com ótima performance no tiro a laser, como de costume, Yane fez uma excelente prova combinada. Ela chegou a estar em primeiro mas foi ultrapassada por Laura Asadauskaite, campeã olímpico que tem na corrida sua principal prova. Laura venceu o Mundial, e somada à vitória de Justinas Kinderis no masculino, a Lituânia saiu da competição com dois ouros.
Cinco segundos atrás de Laura, Yane garantiu o segundo lugar, sua principal conquista junto com a medalha olímpica. Se não conseguiu segurar a lituana, Yane conseguiu resistir à vice campeã mundial Donata Rimsaite, bronze apenas dois segundos atrás da brasileira.
Deixe um comentário