No último final de semana foram definidas as últimas vagas do handebol masculino nas Olimpíadas, com a disputa de três torneios pré olímpicos, cada um com duas vagas disputadas por quatro Seleções. Os seis países classificados se juntam a outros seis que já tinham vaga garantida: Grã Bretanha, classificada por ser o país sede, França, campeã mundial, e Dinamarca, Argentina, Tunísia e Coréia do Sul, campeões continentais.
Com a derrota para a Argentina no PAN de Guadalajara, a Seleção Brasileira tinha a complicada tarefa de tentar a vaga através dos pré olímpicos mundiais.E o Brasil caiu num grupo complicado, com Suécia, Hungria e Macedônia, países onde a tradição do esporte é maior, com ligas de times fortes. Como informou o Brasil em Londres 2012 em um belo artigo, a Hungria, país que selou o fim do sonho olímpico para o Brasil ao derrotar o país por 29×27, tem no handebol o segundo esporte mais amado do país, depois do polo aquático.
Além do grupo mais forte, o Brasil teve problemas na preparação, com cancelamentos de treinos e amistosos de preparação para o Pré Olímpico. Apesar disso, o Brasil jogou bem, as duas derrotas foram suadas, e o país conseguiu vencer um jogo contra a Macedônia, quinta colocada no Europeu deste ano – posição que garantiu a ela a vaga para disputar o pré olímpico.
O primeiro jogo foi contra a Suécia, quarta colocada no Mundial-2011 e a mais forte do grupo. O Brasil começou jogando de forma equilibrada e terminou o primeiro tempo apenas dois gols atrás, perdendo de 12×10. A partir dai, a equipe da casa ampliou a vantagem e fechou a partida em 25×20.
A segunda partida já era decisiva, e uma derrota tiraria a vaga do Brasil. O histórico pesava a favor da Hungria, sétima no último Mundial. Com o favoritismo do grupo sobre a Suécia, esperava-se que a segunda vaga ficasse entre Hungria e Macedônia. A disputa entre as duas abriu o torneio, e com vitória dos húngaros, a seleção chegou ao jogo contra o Brasil sabendo que, se vencesse, estaria garantida nos Jogos.
Ao contrário do que os europeus esperavam, a partida foi muito disputada. Mas mesmo sem deixar o adversário abrir grande vantagem, o Brasil não conseguia ficar a frente do placar, e mesmo lutando muito não chegou a ficar a frente da partida. No final, vitória da Hungria por 29×27, que garantiu vaga, junto com a Suécia (que venceu as três partidas), e o Brasil ficou fora das Olimpíadas.
No último jogo, entre os já eliminados Brasil e Macedônia, o Brasil demonstrou muita garra e não se entregou apesar de já ter perdido a vaga. O resultado foi uma vitória importante sobre a seleção que foi quinta no último europeu, por 28×27, com bela atuação do goleiro Marcão, que chegou a pegar dois tiros de sete metros, e Gil, que marcou sete gols na partida.
Nos outros torneios pré olímpicos, sem grandes surpresas: Espanha e Sérvia se classificaram no primeiro grupo, e Croácia e Islândia no segundo.
Deixe um comentário