A maratona de Londres marcou a definição dos três atletas que representarão o Brasil na prova nas Olimpíadas. Marílson Gomes, já confirmado nos Jogos em função da classificação no ranking mundial, ficou em oitavo com 2h08m03. Ano passado, Marílson marcou 2h06m34, também em Londres, marca que o colocou entre os 30 primeiros do ranking mundial e garantiu sua vaga para Londres.
Solonei Rocha, ouro no PAN de Guadalajara, ficou em 18º com 2h14m57. Como Paulo Roberto de Almeida Paula já havia feito 2h11m51 em Barcelona este ano, e Franck Caldeira correu para 2h12m03 na Maratona de Milão há uma semana, os dois ficaram com as duas vagas em disputa e defenderão o Brasil em Londres.
Briga pela vaga no Quênia
A maratona foi vencida pelo queniano Wilson Kipsang com 2h04m44, a quatro segundos do recorde da prova.Kipsang tem a segunda melhor marca de todos os tempos na maratona, com o 2h03m42 que correu ano passado em Amsterdã, quatro segundos atrás do recorde mundial de seu compatriota Patrick Makau Musyoki.
O segundo lugar na prova foi Martin Lel, também queniano, com 2h06m51 – a marca foia oitava melhor entre os quenianos este ano, e abriga pelas três vagas para Londres promete ser tão dura como as próprias Olimpíadas. O etíope Tsegaye Kebede ficou em terceiro com 2h06m52 e também ficou longe dos principais atletas de seu país no ranking do ano – só em 2012, foram cinco etíopes correndo abaixo de 2h05m.
Deixe um comentário