O final de semana foi muito positivo para a esgrima brasileira, com duas vagas conquistadas no Pré Olímpico disputado no Chile, uma com Athos Scwantes, na espada e outra com Guilherme Toldo, no florete. Os dois se juntam a Renzo Agresta, do sabre, já classificado pelo ranking mundial.
A participação feminina também foi boa e Karina Lakerbai chegou perto de classificar na espada, perdendo a uma disputa da vaga, na semifinal, vencida pela venezuelana Alejandra Benítez.
Toldo compete pelo Grêmio Náutico União e tem 20 anos. Bronze no PAN de Guadalajara ano passado, ele é apontado como revelação e promessa da esgrima brasileira. O atleta está em 120º no ranking mundial do florete e fará sua primeira participação olímpica em Londres.
A disputa que garantiu a vaga foi contra o colombiano Dimitri Clairet Roa, que está dez posições atrás de Toldo no ranking. Roa começou ganhando mas Toldo virou no 3×2 e a partir dai não ficou mais atrás no placar. Ele venceu mesmo antes do final do tempo, por ter alcançado os 15 pontos, e venceu por 15×6. Depois da vitória, Toldo comemorou muito e se jogou no chão, sendo abraçado pela comissão técnica.
Deixe um comentário