Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Brasil ainda tem chances de índice olímpico na marcha atlética?

    01/05/2012 por Beatriz Nantes em Atletismo, Destaque, Home, Reportagem / Sem comentários

    Caio Bonfim tenta índice no 20km

    A marcha atlética, prova que é parte do programa olímpico do atletismo, distribuiu três ouros em Olimpíadas: o 20km para homens e mulheres e o 50km para homens. O Brasil não terá representantes na prova de 50km, uma vez que nenhum atleta alcançou o índice de 3h49min32s exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) dentro do prazo, que terminou em 29 de abril. Para as provas de 20km, ainda há chances até o dia 1º de julho.

    Os índices impostos pela CBAt são mais fortes do que os definidos pela IAAF (International Association of Athletics Federations), de 1h33min30 spara o feminino e 1h21min30s para o masculino, contra 1h31min17s e 1’21”59 definidos pela CBat. Esses tempos referem-se a média da 12ª marca dos Mundiais de Daedu (2011) e Berlim (2009) e das Olimpíadas de 2008. Em Pequim, o Brasil teve dois representantes, José Alessandro Bagio (20 km) e Mário José dos Santos Junior (50km).

    Chances no 20km
    O Brasil tem chances tanto no feminino quanto no masculino. Entre as mulheres, Erica fez uma marca importante na metade de abril, ao superar o recorde brasileiro com 1h31′min53, ficando a apenas 36 segundos da marca exigida.

    No masculino, as principais chances são do jovem Caio Bonfim, de 21 anos, e Jonathan Riekmann, que tem 24 anos. Caio é o recordista brasileiro e já correu abaixo do índice no ano passado, para 1h20′min58s, mas a marca foi obtida em 2 de junho, antes do início da janela para obtenção de índice. O mesmo aconteceu com Moacir Zimermman, que correu para 1h21min02s em agosto. Para o índice, contam apenas as marcas obtidas a partir de 1º de outubro do ano passado.

    A Seleção participará da Copa do Mundo de Marcha, de 12 a 13 de maio, em Saransk (Rússia), com Caio Bonfim, Moacir Zimmermann, Daniel Voigt, Jonathan Riekmann e Érica Rocha de Sena. Também participam da Copa os marchadores Bruno Marques Fidelis, na prova não olímpica de 10km e Mário José Santos Junior, no 50km, já sem chances de fazer o índice.

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter