São apenas 12 vagas para a disputa do vôlei feminino nas Olimpíadas, e maio é um mês de definições para as Seleções. Até o momento, há cinco classificadas: Inglaterra, por ser o país sede; Argélia, que venceu o pré-olímpico africano disputado em casa; e as três primeiras colocadas na última Copa do Mundo, Itália, Estados Unidos e China. Restam sete vagas em disputa, e o Brasil briga por uma delas a partir do dia 8 de maio, em São Carlos.

Polonesas vibraram muito com 3x2 sobre Rússia
Se no pré olímpico sulamericano o Brasil é favorito absoluto, no europeu, disputado esta semana, sobram seleções gabaritadas para ficar com a única vaga em jogo. Oito países disputam a vaga, divididos em dois grupos de quatro. No primeiro, as anfitriãs turcas tem levado a melhor e lideram com seis pontos, à frente de Alemanha, Bulgária e Croácia. No outro grupo, surpresa com a Polônia na frente com cinco pontos, seguida de Holanda, Rússia e Sérvia. Atuais bicampeãs mundiais (as duas vezes contra o Brasil), as russas perderam na estreia para as polonesas após erros de suas principais jogadoras, Gamova e Sokolova. Sem tanta tradição na modalidade (9o nas últimas Olimpíadas e no Mundial de 2010), as polonesas tem um jogo a mais e lideram o grupo com duas vitórias. Em partida terminada nesta quinta-feira pela manhã, as russas se recuperaram e venceram a Sérvia.

Turcas contam com apoio da torcida
Outro pré olímpico que está acontecendo esta semana é o da Norceca, que reúne países da América do Norte e Central. A Cuba é a principal favorita no torneio disputado em Tijuana, no México, e venceu todos os jogos até o momento sem ceder nenhum set. As tricampeãs olímpicas disputam a semifinal contra Porto Rico amanhã (4/maio), e a final acontece no dia 5, com a vencedora pegando a melhor na outra semifinal, entre Canadá e República Dominicana.
Última chance
Após os qualificatórios continentais, resta ainda uma última chance no Pré Olímpico Mundial, realizado em conjunto com o pré olímpico asiático, que distribuirá mais três vagas para o mundo e uma para o melhor asiático. A competição acontece já a partir do dia 19 de maio, logo após as definições dos continentais ao redor do mundo.
Participam do torneio o Japão, país sede do torneio, os três melhores asiáticos de acordo com o ranking mundial de janeiro (Taipei, Coréia do Sul e Tailândia), os dois melhores europeus no ranking que não classificarem no Pré Olímpico europeu, o melhor da Norceca que não classificar pelo continental, e o que for melhor classificado entre sulamericano ou africano, que não tiver classificado pelo continental.
Deixe um comentário