Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Vela: o time olímpico brasileiro

    22/07/2012 por Beatriz Nantes em Londres 2012, Notícias, Vela / Sem comentários

    Modalidade que mais medalhas trouxe ao Brasil até hoje (16), a vela vai a Londres com sete classes classificadas, de um total de dez disputadas. O país estará representado nas Olimpíadas no RS:X masculino (Ricardo Winicki, o Bimba), RS:X feminino (Patrícia Freitas), Laser (Bruno Fontes), Laser Radial (Adriana Kostiw), Finn (Jorginho Zarif), 470 feminino (Fernanda Oliveira e Ana Barbachan) e Star (Robert Scheidt e Bruno Prada). A equipe completa participa a partir de segunda da Skandia Sail For Gold, etapa inglesa da Copa do Mundo de Vela.

    Medalhistas
    As maiores estrelas do time são Scheidt e Prada, favoritos na categoria Star. Scheidt tem quatro medalhas olímpicas, dois ouros e duas pratas, sendo três na Laser e um na Star, categoria em que já foi campeão Mundial três vezes. Na última, este ano, ele e Prada venceram os rivais britânicos Ian Percy e Andrew Simpson, com quem devem protagonizar um dos duelos mais acirrados dos Jogos. Campeões olímpicos em 2008, quando Scheidt/Prada foram prata, eles competirão em casa e há tempo não vencem os brasileiros. Vai ser uma disputa bem interessante.

    Fernanda Oliveira também tem uma medalha olímpica, o bronze conquistado junto com Isabel Swan em Pequim-2008, primeiro pódio do feminino na história da vela brasileira. A parceria foi desfeita e neste ciclo as duas foram rivais até o último minuto na briga pela vaga olímpica, Fernanda ao lado de Ana Barbachan e Isabel junto com Martine Grael. Fernanda e Ana levaram a melhor e representarão o Brasil no 470 feminino.

    Jovens
    Jorginho Zarif é o mais novo da equipe e faz sua estreia em Londres aos 19 anos, quatro depois de ficar muito perto da vaga para Pequim. Campeão Junior em 2009, o jovem atleta vem de uma família de grande tradição na vela. No Mundial Finn realizado em maio, ele terminou na 34a colocação.

    Patrícia Freitas é jovem também, mas com 22 anos já disputará sua segunda Olimpíada. Em Pequim, com 18 anos, ela foi 18ª e desta vez quer ficar entre as dez primeiras para participar da regata da medalha. Hoje, ela está em 26º no ranking mundial e foi 31ª no último Mundial.

    “No bolo”
    Bruno Fontes estará em sua segunda Olimpíada, bem mais experiente do que na primeira, quando terminou em 27º. Quarto no ranking mundial, ele tem se saído bem nas principais competições, ficano no top 15 nos dos últimos Mundiais. Ele chega a Londres com chances de final e quem sabe de brigar por medalha.

    Bimba chega para sua quarta Olimpíada depois de uma participações ingratas em Atenas e Pequim. Em 2004, ele chegou à última regata em primeiro lugar e precisava ficar entre os 16 primeiros para garantir uma medalha. Ficou em 17º e saiu de lá com a quarta colocação. Em Pequim, chegou como campeão mundial e terminou em 5º. Para Londres, já deixou claro que vai em busca de medalha. No último Mundial, em 2011, ficou em 11º.

    Adriana Kostiw esteve em Atenas-2004 ao lado de Fernanda Oliveira, mas mudou para a laser, onde há apenas um competidor por barco. 39ª  no ranking mundial, ela foi 41ª no último Mundial, em Perth, na Austrália.

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter