O primeiro dia de disputas valendo medalha foi excepcional para o Brasil. Foram três medalhas conquistadas – uma de ouro, uma de prata e uma de bronze-, na melhor estreia da história do país em Jogos Olímpicos. A medalha de Sarah Menezes, no judô, já estava nas contas do Comitê Olímpico Brasileiros e nas principais previsões ao redor do mundo, mas a maioria não esperava que seria ouro. Quanto à prata de Thiago Pereira e o bronze de Felipe Kitadai, foram surpresas bem vindas e não constavam na maioria das projeções da delegação e das publicações ao redor do mundo.
Com as três medalhas, o Brasil dorme em quarto lugar no quadro de medalhas, atrás de China, Itália e Estados Unidos. O Brasil deve cair ao longo dos dias, principalmente porque não deve medalhar em muitos esportes individuais que distribuem muitas medalhas e engordam o quadro, mas podemos esperar por uma surpresa e a superação da meta do COB. O Comitê fala em 15 medalhas, sendo cinco de ouros, o que se configuraria na melhor edição para o Brasil. Com os resultados de hoje, já chegamos a 20% da meta de medalhas.

Amanhã mais dois judocas entram no tatame e podem trazer medalhas. Nem Érika Miranda nem Leandro Cunha são favoritos, mas os dois entram como cabeça de chave e pegaram um bom chaveamento, e não surpreenderia se subissem ao pódio – os dois estream contra adversários que já venceram e só pegam judocas melhor posicionados no ranking mundial na semifinal. Na natação, Felipe França não classificou para a final do 100 peito e a única chance de medalha é caso o revezamento 4×100 livre masculino se classifique para a final, o que é bem provável. É dia também de torcer nas estreias do basquete masculino (7h30, contra Austrália), vôlei masculino (18h00) de Robert Scheidt e Bruno Prada na vela. Hoje, em dia de jogos dos coletivos no feminino, tivemos vitórias do vôlei, futebol e handebol, enquanto o basquete foi derrotado pela França.
1 Comentário
Nome Marcia Leal
Que venha o segundo dia…………….
28 jul 2012 09:07 pm (@Twitter)
Deixe um comentário