Desde 2000, quando o triatlhon foi incluído no programa olímpico, nunca um campeão mundial no ano anterior às Olimpíadas conseguiu vencer a competição. Na manhã desta terça-feira (7), Alistair Brownle acabou com essa sina e venceu a prova da modalidade em Londres depois de um ciclo olímpico impecável, ganhando os Mundiais de 2009 e 2011. Em casa, o britânico conquistou a primeiro medalha da Grã Bretanha na modalidade, já de ouro.

Por pouco não foi perfeito. Só não foi porque o irmão de Alistair, Jonathan Brownlee, tentou a prata e esteve sm , mas acabou cedendo para o espanhol Javier Gomez, acabando com o sonho dos irmãos de repetir a dobradinha do último Mundial. Brownlee ainda foi prejudicado por uma penalização de 15 segundos por ter saído da bicicleta muito cedo. Ele perdeu a prata por 20 segundos.
Gomez consegue com a prata colocar a Espanha pela primeira vez no pódio da modalidade, depois de duas quarta colocações em Atenas (Iván Raña) e Pequim (o próprio Gomez, que era então o favorito mas competiu lesiosado). Proibido de competir aos 17 anos por problemas cardíacos, Gomez tem uma bonita história de superação.
Um dos grandes nomes da modalidade, o canadense Simon Whitfield, campeão olímpico em 2000 e prata em Pequim, que caiu e foi forçado a abandonar a prova. O brasileiro Reinaldo Collucci foi 36o na prova, e Diego Sclebin 44o.
Deixe um comentário