Julius Brink e Jonas Reckermann, estes são os nomes dos carrascos dos brasileiros no vôlei de praia em 2012. A dupla alemã, que já havia eliminado Ricardo e Pedro Cunha na fase de quartas de final, venceu a final desta quinta-feira contra Emanuel e Alisson por 2 sets a 1 e se tornou campeã olímpica pela primeira vez. Não só conquistaram o ouro, como calaram aqueles que consideravam o título ganho pelos brasileiros desde a eliminação dos favoritos Dalhausser e Rogers, também nas quartas.
O 1º set foi disputado de forma muito equilibrada até o final, com os alemães muito regulares no ataque. A dupla brasileira teve em mãos um set point, com 21 a 20, mas os alemães reverteram a situação e fecharam na sequência por 23 a 21. Logo no início do 2º set os brasileiros se mostraram muito mais focados e eficientes defensivamente, com direito a bloqueios em sequência de Alisson. Os brasileiros eram nitidamente superiores naquele momento e aos poucos a vantagem na pontuação se ampliava, dando sinais de que a disputa seria mesmo decidida no tie brake. No final, 21 a 16 para os brasileiros.
No retorno ao 3º set, voltou também a postura do início do jogo dos alemães. Muito regulares e com boa marcação no ataque de Emanuel, Brink e Reckermann administraram o jogo até abrirem 14 a 11. Possuíam 3 match points para garantir o ouro quando proporcionaram um suspiro de esperança aos brasileiros, ao permitir o empate em 14 a 14. Mas o que parecia ser uma virada histórica, logo se concretizou nos 2 últimos pontos alemães, com 1 bola certeira de Reckermann e 1 erro milimétrico de ataque de Emanuel. 16 a 14 no placar e brasileiros mais uma vez fora do lugar mais alto no pódio no vôlei de praia. O público de 15 mil pessoas na arena montada na Horse Guards Parade testemunhava a 3ª medalha olímpica do experiente Emanuel e a 1ª do jovem e talentoso Alisson.
Vitor Morales teve o voleibol como parceiro de estudos por 9 anos de sua vida, embora seja mais fácil encontrá-lo na arquibancada do Pacaembu do que em um ginásio.
Deixe um comentário