Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Em grande jogo, São José bate Spac e conquista Super 10 de Rugby 2012

    30/09/2012 por Fabio Moraes em Notícias, Reportagem, Rugby / Sem comentários

    O São José, time do interior de São Paulo, conquistou hoje no começo da tarde, em Embú das Artes, o seu oitavo título brasileiro de Rugby Union (modalidade jogada com 15 jogadores) ao bater o time da capital paulista (Spac) pelo placar de 25 a 18, em uma final emocionante, com 10 minutos finais de tirar o folego.

    Mesmo saindo atrás no placar logo no primeiro minuto de jogo ao ceder penal convertido pelo maior pontuador do torneio, o Leco, os Joseenses souberam se aproveitar dos erros do Spac para controlar a partida no primeiro tempo e ir para o intervalo com uma vantagem de 9 pontos (12 a 3), após a conversão de 4 de 5 chutes tentados por Lucas Tanque. Mais experientes e levando vantagem nas formações laterais, os interioranos abusaram do jogo de chutes, fazendo com que a bola passasse maior parte do tempo no campo de defesa do Spac e aproveitando quase todas as oportunidades de pontuar nos penais cedidos pelos paulistas.

    No segundo tempo, cometendo menos erros, aproveitando a força de seu jogo de forwards e a grande atuação do centro Alemão (dois Tries no jogo), o Spac melhorou, chegou a encostar no placar duas vezes mas não conseguiu impedir que o São José conquistasse seu oitavo título no últimos 11 anos.

    O Jogo ainda reservou , para os seus dez últimos minutos, momentos eletrizantes que só valorizaram mais a final e a conquista do São José. Atrás por apenas 7 pontos no placar e jogando com um a mais (o camisa 2 do São José, Duda, havia levado cartão amarelo por Tackle perigoso aos 30 minutos), o time da capital passou quase todos os minutos finais no campo do São José, que lutou muito para impedir que o Spac empatasse e levasse o jogo para prorrogação.

    A final do Super 10 marca o “fim” da temporada de Rugby Union e o ínicio do circuito nacional de seven para o Rugby masculino no Brasil.

    A Conquista do time de São José confirma a hegemonia dos “caipiras” no Rugby Union na última década. Mas a grande partida do Spac e o bom nível do torneio Super 10 de Rugby de 2012 servem para mostrar que o Rugby nacional segue em tendência crescente, com aumento do número de times e praticantes por todo Brasil.

    As oportunidades que surgirão nos próximos 4 anos com a re-inclusão da modalidade (ainda que para o jogo de Seven) nos esportes Olímpicos e a expectativa da garantia de vaga para a nossa seleção pelo fato do Brasil sediar a disputa em 2016 tornam o cenário para o Rugby nacional ainda mais promissor.

    Notícias como a parceria dos Crussaders da Nova Zelândia com a seleção brasileira feminina e masculina, projetos sociais para democratização do esporte (como o Rugby para Todos) e a maior visibilidade nas grades de transmissões das TVs pagas adicionam ainda mais otimismo para o cenário até 2016.

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter