Aconteceu no último final de semana o Torneio Nacional Ciadade de São Paulo 2012 de esgrima, reunindo alguns dos principais atletas do país na modalidade. O Pinheiros confirmou sua força no florete, enquanto a Academia Paulista de Esgrima foi a melhor no sabre, com vitórias no feminino e masculino.
No sabre, as duas semifinais tiveram esgrimistas da APE. Karina Lakerbai e Elora Pattaro repetiram a final do Sulamericano do Peru, disputado na metade de setembro. Dessa vez, Karina venceu por 15 a 9 e ficou com o título . No masculino, vitória de William Zeytounlian, vencendo Arthur Whitaker (Pinheiros) por 15 a 12. Renzo Agresta, que representou o Brasil no sabre nas Olimpíadas, não esteve na competição. 
Se no sabre o domínio foi da APE, no florete foi o Pinheiros, que levou a melhor nos duelos com o Grêmio Náutico União, também forte nessa arma – o maior expoente do clube é Guilherme Toldo, que foi às Olimpíadas e não esteve na competição. Heitor Shimbo, campeão sulamericano no Peru, venceu o companheiro de treino Fernando Scavasin na semifinal e bateu Jerônimo Machado (GNU) na final, por 15 a 12. No feminino, Tais Rochel e Christine Botros, ambas do Pinheiros, fizeram a final, com vitória de Tais por 15 a 11.
Na espada feminina, Rayssa Costa (CDE), venceu Bianca Dantas, bronze no Sulamericano, em uma final muito apertada vencida por 14 a 13. Nicolas Ferreira, do Pinheiros, venceu no masculino, também sem a presença do olímpico Athos Schawantes.
Deixe um comentário