Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Especial: Mundial feminino de luta olímpica e o 10o título de Saori Yoshida

    02/10/2012 por Beatriz Nantes em Coberturas, Lutas, Notícias / Sem comentários

    Aconteceu no último final de semana o Mundial Feminino de luta olímpica, no  Strathcona County, no Canadá. Em geral, os Mundiais não acontecem em anos olímpicos, mas este ano foi uma exceção no feminino porque só quatro das sete categorias da modalidade estiveram nas Olimpíadas. O grande destaque individual da competição foi a japonesa Saori Yoshida, tricampeã olímpica, que venceu o Mundial pela 10a vez na categoria até 55kg.

    Com 111 atletas de 28 países, o Mundial distribuiu 28 medalhas no total – sete categorias, e há duas medalhas de bronze para cada. Das quatro categorias olímpicas, apenas uma medalhista em Londres esteve presente, justamente Yoshida – nas demais categorias, as lutadoras que subiram ao pódio em Londres não estiveram na competição. O destaque no quadro de medalhas ficou com os EUA, único país que conseguiu dois ouros na competição, e a China, com mais medalhas no total (seis).

    O time norte-americano foi capitaneado pela veterana Clarissa Chun, de 31 anos, bronze nas Olimpíadas de Londres, mas o destaque ficou com as lutadoras mais novas. Elena Pirozhkova, 25 anos, venceu na categoria até 63kg, e Adeline Gray, de 21 anos, venceu na categoria até 67kg. Destaque nas categorias de base, ela foi campeã mundial junior em 2008 e vice em 2011, ano em que também foi bronze no torneio adulto. Nome forte para o atual ciclo olímpico.

    Décimo título consecutivo
    Mas o grande destaque foi Saori Yoshida. Um dos maiores nomes do esporte na atualidade e estrela no Japão (foi porta bandeira do país em Londres na Cerimônia de Abertura e de encerramento), a japonesa até hoje perdeu apenas duas lutas oficiais na carreira, as duas no início de anos olímpicos.

    A primeira derrota, acabando com uma sequência de 119 vitórias consecutivas, foi emjaneiro de 2008, na Copa do Mundo por equipes na China. A segunda foi em maio deste ano, na Copa do Mundo de Tóquio, para a russa de 19 anos  Valeria Zholobova, na Copa do Mundo de Tóquio. Yoshida deu o troco na semifinal das Olimpíadas, quando bateu Zholobova e abriu caminho para mais um ouro – a russa acabou ficando com o bronze. Em Mundiais e Olimpíadas, Yoshida não perde desde 2002, e esse foi seu décimo título mundial.

    Brasileiras
    O Brasil esteve presente com duas atletas na competição, a olímpica Joice Silva (55kg), e Aline Ferreira (72kg). Ambas foram eliminadas na segunda rodada e Joice terminou na nona colocação - melhor classificação de um brasileiro em um mundial adulto da modalidade. Aline, que foi vice campeã mundial júnior em 2007, terminou em 10o.

    Joice venceu a tcheca Lenka Martinakova na estreia por 5×0 e 1×0. Depois, perdeu a grega Maria Prevolaraki em combate muito equilibrado (placar de 1×0, 2×4 e 1×2). Aline Ferreira bateu Epp Mae da Estônia, na estreia, por 1×1 e 1×0. Na segunda luta, perdeu de Guzel Manyurova, do Cazaquistão por 0×1 e 0×4. Como Manyurova chegou à final, Aline foi para a repescagem, mas perdeu de Nataliya Palamarchuk do Azerbaijão por 0×1 e 0×2.

    • Tweet
    • Tags:
    • aline ferreira
    • joice silva
    • luta olímpica
    • Mundial feminino de luta olímpica
    • Saori Yoshida

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter