O evento mais importante da semana no calendário de esportes olímpicos é o Mundial por equipes de judô, que acontece no final de semana em Salvador. No sábado (27) acontece a competição feminina e no domindo (28) a competição masculina. Criado em 1994, o Mundial por equipes já teve nove edições e algumas vezes é disputado em conjunto com o mundial individual, no último dia de competições. No masculino, o Brasil tem quatro pratas e um bronze, e deve ter como maiores adversários a Rússia (quatro ouros nas Olimpíadas) e o Japão. No feminino o país nunca subiu ao pódio.
Existe a chance da prova por equipes ser incluída no programa olímpico, uma vez que participam os mesmos atletas da prova individual, não implicando em mais atletas nos Jogos, algo importante para o Comitê. Das sete categorias olímpicas, apenas cinco lutam neste modelo (não há ligeiro nem meio-pesado).
No masculino, o Brasil competirá com três olímpicos. Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, estavam na equipe mas foram cortados – Guilheiro passou por uma cirurgia no ombro esquerdo e ficará três meses sem treinar, e Tiago machucou o pé durante treino no Pinheiros e foi cortado ontem. A seleção tem Leandro Cunha e Luiz Revite (-66kg), Bruno Mendonça e Marcelo Contini (-73kg), Victor Penalber (-81kg), Eduardo Betoni e Henrique Silva (-90kg) e Rafael Silva e David Moura (+90kg).
No feminino, o maior destaque da seleção é a campeã olímpica Sarah Menezes, que competirá em uma categoria de peso acima – a categoria até 48kg não é olímpica. A equipe terá Sarah Menezes e Erika Miranda (-52kg), Ketleyn Quadros e Flávia Gomes (-57kg), Rafaela Silva e Katherine Campos (-63kg), Maria Portela e Nadia Merli (-70kg) e Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes (+70kg).
As olímpicas Mayra Aguiar e Mariana Silva também ficaram de fora depois de operar por lesões que ocorream ainda antes das Olimpídas – Mayra teve uma lesão no ligamento posterior do ombro direito, causada por uma queda no Pan-Americano de Montreal, em abril e Mariana teve lesão ligamentar em toda a volta do ombro esquerdo, depois de deslocá-lo quatro meses antes dos Jogos. As duas devem voltar aos tatames apenas em abril de 2013.
Disputa feminina – sábado a partir das 9h – Brasil, Japão, China, Mongólia, Coréia, Rússia, França, Alemanha, Turquia, Cuba, México, Ucrânia, Estados Unidos, Argélia, Argentina e Grã Bretanha.
Disputa masculina – domingo a partir das 9h – Brasil, Japão, Uzbequistão, Mongólia, Coréia, Geórgia, Rússia, Ucrânia, Cuba, França, Estados Unidos, Argélia, Argentina, Grã Bretanha, China e Venezuela.
Deixe um comentário