O judô feminino brasileiro conquistou neste sábado (27) o bronze inédito no Campeonato Mundial por Equipes, disputado em Salvador. Foi a primeira medalha da seleção feminina na competição. O Japão ficou com a medalha de ouro ao vencer na final a China por 3 a 2, e Brasil e Cuba conquistaram o bronze, ao vencerem a Mongólia e a Rússia, respectivamente. 
A primeira disputa, contra o México, foi vencida por 5 a 0, com vitórias de Sarah Menezes (que competiu uma categoria acima da sua), Flávia Gomes, Rafaela Silva, Nádia Merli e Rochele Nunes. Nas quartas-de-final, o Brasil fez uma disputa acirrada contra o Japão e perdeu por 3 a 2, com vitórias de Érika Miranda e Maria Portela. Na repescagem, vitória apertada por 3 a 2 contra a Turquia, novamente com vitórias de Érika e Portela, e Ketleyn Quadros.
A disputa do bronze foi mais tranquila, com vitória por 5 a 0, com vitórias de Érika, Ketleyn, Rafaela, Portela e Maria Suelen Altheman.
A conquista inédita veio embalada por um grito de guerra criado na noite de sexta-feira por Érika Miranda, Ketleyn Quadros e Maria Portela. “O que nos temos? Raça. O que queremos? Vitória. O que nos somos? Guerreiras”. Rafaela, que fez o ponto da vitória, exaltou a conquista histórica. “A equipe queria muito esta medalha e entramos com tudo para cima da Mongólia. Nunca é fácil superar uma derrota como a que sofremos para o Japão nas quartas-de-final, mas, o espírito de grupo falou mais alto e conseguimos reverter a situação e conquistar o bronze”.
Amanhã, o Brasil compete no masculino a partir das 9h.

RESULTADO FINAL CAMPEONATO MUNDIAL POR EQUIPES 2012
1º – JAPÃO
2º – CHINA
3º – BRASIL
3º – CUBA
5º – MONGÓLIA
5º – RÚSSIA
7º – CORÉIA DO SUL
7º – TURQUIA
Deixe um comentário