Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • O maior da temporada

    13/11/2012 por Guilherme Daolio em Coberturas, Notícias, Tênis / Sem comentários

    Novak Djokovic é o grande campeão do ATP Finals. Em um jogo de altíssimo nível técnico e jogadas espetaculares, o sérvio esteve atrás nos dois sets, mas conseguiu reagir a tempo e faturar o título sem ceder parciais a Roger Federer. Ele repete assim a conquista de 2008, ano em que despontou entre os grandes no circuito mundial.

    Djokovic faturou o 2º troféu no ATP Finals

    O suíço parecia dominar Djokovic no primeiro set e abriu rápidos 3-0. O número um do mundo então sofreu para confirmar seu serviço e conseguiu voltar para a partida. A reação parece ter incomodado o hexacampeão do Finals, que viu o adversário sacar para o set. Aí foi a vez de Djokovic se desconcentrar e deixar Federer levar a decisão para o tiebreak. Em meio a lances raros no esporte, Djokovic venceu o primeiro set após 1h12.

    Após uma temporada desgastante e uma primeira parcial de alto nível, os dois tenistas caíram um pouco. Federer novamente pulou a frente e permitiu a reação. Com o mesmo tempo da primeira parcial, Djokovic anotou a quebra decisiva no décimo segundo game e comemorou muito dentro de uma Arena O2 completamente lotada. Djokovic anotou muito menos bolas vencedoras, mas também errou muito menos que Federer, que pareceu um pouco impaciente com as longas trocas de bola.

    Foi a 13ª vitória do campeão sobre o homem que liderou por mais tempo o ranking mundial em 29 duelos. Em 2012 foram cinco confrontos, com 3 a 2 para o sérvio. Nos quatro encontros anteriores em 2012, Federer havia vencido os dois no piso rápido (Wimbledon e Cincinnati) e perdido os dois no saibro (Roma e Roland Garros).

    López e Granollers venceram nas duplas

    Djokovic, que recuperou a liderança do ranking há uma semana, termina pela segunda vez um ano como o primeiro colocado. Sua campanha invicta no Finals lhe rendeu o sexto troféu da temporada. Com o título vieram também humildes US$ 1.760.000 de premiação, o deixando próximo da casa US$ 10 milhões em 2012. O maior vencedor da temporada fecha o ano de forma impecável. E que venha 2013!

    Duplas – Nas duplas, Marc López e Marcel Granollers fizeram história. Pela primeira vez uma parceria totalmente espanhola ficou com o caneco da competição. Os dois bateram os indianos Mahesh Buphathi  e Rohan Bopanna no match tiebreak, com parciais de 7-5, 3-6 e 10-3, após uma hora e meia de partida. Os dois campeões seguem agora para a República Tcheca, onde disputarão a final da Copa Davis ao lado de David Ferrer e Nicolas Almagro.

     

    Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.

    O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.

    • Tweet
    • Tags:
    • ATP Finals
    • Djokovic
    • federer

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter