Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Jogo contra Argentina será decisivo para classificação do Brasil

    02/01/2013 por Beatriz Nantes em Handebol, Reportagem / Sem comentários

    O handebol masculino dá o pontapé inicial aos Mundiais do ano 2013, em competição realizada a partir do dia 11 na Espanha. A seleção brasileira viaja nesta quarta-feira (2) para Madrid, onde disputa um torneio amistoso com Espanha, Chile e Japão. De lá, a equipe segue para Granollers, onde disputará a primeira dase do Mundial.

    O Brasil está no grupo A, junto com França, Argentina, Tunísia, Montenegro e Alemanha. França e Alemanha são as grandes favoritas do grupo – a primeira é a atual campeã mundial e olímpica, enquanto os alemães tem três títulos no histórico mas vêm de uma campanha ruim em 2011 (11a posição). São quatro grupos, e os quatro melhores de cada avançam para as oitavas de final. A tendência é que Brasil, Argentina e Montenegro briguem pelas duas vagas, mas a Tunísia também não pode ser menosprezada  - a seleção africana foi quarta no Mundial de 2005, jogando em casa.

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

    Para Jordi Ribeiro, espanhol que comanda a seleção brasileira, o jogo contra a Argentina será importante para definir quem avança para a segunda fase. A partida acontece no dia 13/janeiro. Rival regional, a Argentina venceu a última grande partida contra o Brasil, no PAN de 2011, que valia vaga para as Olimpíadas – em 2003 e 2007, os brasileiros venceram os rivais e ficaram com a vaga. Em 2011, o destaque da partida foi o goleiro Matías Shulz, que permanece como titular da seleção.

    Em entrevista ao Hand Show, Jordi disse que chegar às oitavas de final seria um bom passo. A melhor colocação do Brasil em Mundiais foi em 1958, com a 13a posição. Nas últimas quatro edições o Brasil ficou entre a 19a e 21a posição. O técnico mesclou renovação no elenco e atletas experientes na convocação, focando na preparação para as Olimpíadas.

    Veja aqui a tabela da competição, que será transmitida pelo Esporte Interativo.

    Convocados do Brasil:

    Goleiros: Cesar Augusto de Almeida (EC Pinheiros-SP) e Luiz Ricardo do Nascimento.
    Pivôs: Alexandro Pozzer (EC Pinheiros-SP) e Vinícius Santos Teixeira (Metodista/São Bernardo/Besni-SP).
    Armadores: Arthur Malburg Patrianova (EC Pinheiros-SP), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Gustavo Nakamura Cardoso (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Oswaldo Maestro Guimarães (EC Pinheiros-SP) e Thiagus Petrus (Naturhouse La Rioja – Espanha)
    Centrais: Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Thiago Roberto Torres dos Santos (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP).
    Pontas: Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Felipe Borges (Reale Ademar León – Espanha), Gil Vicente de Paes Pires (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP) e Lucas Benedito Cândido (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP).

    • Tweet
    • Tags:
    • Mundial de handebol

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter