O Brasil garantiu o terceiro lugar do grupo A no Campeonato Mundial Masculino de Handebol. Com a vitória desta sexta-feira (18) sobre Montenegro, por 26 a 25, a seleção masculina de handebol soma três vitórias na primeira fase. A seleção empatou em pontos com a Tunísia, mas ficou à frente da seleção africana por ter vencido o confronto direto. Nas oitavas de final, a seleção enfrentará a Rússia, em partida programada para domingo às 14h30 horário de Brasília.
A partida foi marcada pela defesa das duas equipes do início ao fim. Montenegro, mesmo já eliminado, pressionou e começou abrindo o placar. O resultado seguiu sempre apertado até o final da primeira parte, que terminou favorável aos brasileiros por apenas um gol, 11 a 10. O segundo tempo seguiu apertado, mas com o Brasil todo o tempo na frente. O técnico da seleção brasileira Jordi Ribera disse que essa não foi uma grande partida da equipe. “Hoje perdemos muitos ataques e, além disso, o goleiro de Montenegro foi muito bem. Apesar de não termos nos apresentado da melhor forma, estamos felizes pela vitória”.
Restrospecto da Rússia
Segunda colocada no grupo B, a seleção russa teve na primeira fase uma derrota para a forte Dinamarca, um empate com a Macedônia, e derrotas contra as fracas seleções do Chile e Qatar, e contra a boa seleção da Islândia. Os russos não disputaram as Olimpíadas de Londres e Mundial de 2011, eliminados nas fortes seletivas europeias, e foram apenas 16o no Mundial de 2009.
A melhor posição do Brasil no Mundial de handebol foi em 1958, quando ficou em 15o, e mais recentemente em 1999, quando avançou para as oitavas de final e caiu diante da Espanha, terminando em 16o.
Deixe um comentário