Favorita e buscando o tricampeonato Mundial, a seleção masculina de handebol da França chegou à Espanha com chance de fazer história. Se os franceses vencessem, seriam os primeiros a vencer o Mundial três vezes consecutivas e também os únicos a levantar o troféu do torneio cinco vezes. Mas, para surpresa de todos, a França parou nas quartas de final, pela primeira vez desde 1999.
Não que o adversário fosse fraco – pelo contrário. O algoz foi a Croácia, bronze nas Olimpíadas de Londres. Os croatas – que já venceram o Mundial uma vez, em 2003, e foram os últimos campeões olímpicos antes da França, em 2004 – perderam justamente da França nas semifinais de Londres. Por três gols de diferença, 25 a 22.
Dessa vez foi diferente. Depois de vencer todos os jogos da primeira fase (inclusive os anfitriões espanhois), terminando na liderança do grupo D, os croatas passaram fácil pela Bielorússia nas oitavas de final.Que venha a França.
O primeiro tempo foi mais equilibrado, com a França abrindo dois golds de cara mas a Croácia rapidamente reagindo. No intervalo, os croatas tinham um gol de diferença. Parecia que o segundo tempo ia ser tenso, mas a Croácia voltou muito melhor, com destaque para Duvnjak e Mirko Alilovic, e chegou a abrir quatro gols de diferença (18-14). A França ainda diminuiu para um gol, mas os croatas voltaram a dominar, abrindo boa vantagem e vencendo a partida. PAra mais detalhes sobre o jogo, clique aqui.
Nas outras quartas de final, a Eslovênia bateu a Rússia por apenas um gol (28-27), a Espanha passou pela Alemanha (28-24) , enquando a Dinamarca venceu a Hungria (28-26). Agora, a Espanha pega a Eslovênia, na semifinal aparentemente mais fraca. Na outra, a embalada seleção croata enfrenta os dinamarqueses, que vem de um vice-campeonato mundial, quando perderam a final para a França. Quem vai ganhar? AS duas partidas acontecem na sexta-feira.
Repercussão
Na Croácia, a repercussão foi grande. O 24sata, um dos principais jornais do país, deu capa do site para a vitória, com a manchete: Au revoir, Francuzi: Čudesna Hrvatska je u polufinalu SP-a! [Adeus França! Magnífica Croácia na semifinal do Mundial!].
Deixe um comentário