O último final de semana de fevereiro foi repleto de competições nos esportes olímpicos. O principal ficou destaque ficou com a participação de Yane Marques na primeira etapa da Copa do Mundo de pentatlo moderno e a realização do Sulamericano de Rugby, no Rio de Janeiro.
Na estreia do calendário internacional de Pentatlo em 2013, Yane Marques foi bronze na Copa do Mundo, realizada nos EUA. A primeira etapa da competição, realizada em Palm Springs, teve vitória da ucraniana Victoria Tereshuk (5.400 pontos) e prata para a chinesa Xiaonan Zhang (5388). Yane marcou 5.368 pontos e teve como melhor desempenho a esgrima (4o lugar). Entre os demais brasileiros, Priscila Marques foi 26a, e no masculino nenhum atleta do país chegou à final.
O Sulamericano de rugby, realizado no Rio de Janeiro, terminou com mais um título no feminino. A seleção feminina venceu e garantiu presença na Copa do Mundo da Rússia, enquanto o masculino terminou em terceiro lugar, sem conseguir a classificação. No entanto, com o bronze os homens garantiram presença na World Series.
No UP Open de Taekwondo também foram quatro medalhas: prata para Rafaela Araújo (até 57kg) e bronze para Diogo Silva (até 68kg), Diego Ramos (até 80kg) e Rafaela Souza (até 57kg). O mês de março já tem mais quatro presenças em campeonatos internacionais confirmadas – um deles, o Open Cidade Maravilhosa, será sediado no Rio de Janeiro.
A seleção brasileira de judô saiu do Grand Prix de Dusseldorf com quatro medalhas: ouro de Maria Suelem Altheman (+78kg), prata pra Tiago Camilo (90kg) e Diego Santos (60kg) e bronze para David Moura (+100kg). Destaque para essa última categoria, que está muito forte no país, com David e o medalhista olímpico Rafael Silva.
Boxe: Brasil conquistou duas medalhas de bronze no Torneio Stranjda (Bulgária), com Robson Conceição e Roberto Queiroz; e três medalhas na Copa Independência, na República Dominicana – pratas com Juan Nogueira e Jhonny Pereira, bronze com Myke Carvalho
Maratonas Aquáticas: travessia de Porto Belo definiu representantes do Brasil na maratona aquática no Mundial de Barcelona. Ana Marcela e Poliana Okimoto, já com vaga no 10km, também nadarão o 5km; no masculino, Arapiraca e Samuel de Bona ficaram com a vaga no 5km.
Atletismo: Fabio Gomes superou recorde sulamericano no salto com vara, marcando 5,70m. Na semana anterior, Augusto Dutra havia feito 5,70m. 
Vela: A Semana Brasileira de Vela definiu a seleção brasileira da modalidade em 2013. Robert Scheidt venceu com folga na Laser, enquanto Jorginho Zarif foi o campeão na Finn. No feminino, Fernanda Decnopp (Laser), Patricia Freitas (R:X), Kahena e Martine Grael (49er) e Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470) foram as campeãs. No masculino, também venceram Fábio Pillar e Samuel Albrecht (470), André Fonseca e Francisco Andrade (49er), Bimba (RS:X). Bruno Prada ficou em terceiro na Finn, mas também entrou na seleção por ser medalhista olímpico.
Tênis: Teliana Pereira fez o melhor resultado do tênis feminino do Brasil em duas décadas, chegando à semifinal do WTA de Bogotá. Nas duplas, Bruno Soares caiu na semifinal do ATP de Memphis, jogando ao lado de Alexander Peya.
Vôlei de praia: Pedro Solberg e Bruno Schimitd venceram a oitava etapa do Circuito Banco do Brasil e estão próximos do título. No feminino, primeira vitória de Bárbara e Agatha Seixas.
Deixe um comentário