Hugo Calderano,16 anos, pratica tênis de mesa há oito. Destaque nas categorias de base, ele terminou o ano de 2011 em 11o no ranking mundial sub-15 (chegou a ser sexto em julho do mesmo ano, a melhor colocação da história de um brasileiro na modalidade) e se destaca também na categoria asboluta – é hoje o quinto melhor brasileiro ranqueado, na 261a posição.
Atualmente, Hugo se recupera de uma cirurgia no adutor direito no início do ano, que o afastou por alguns meses do treinamento. “A recuperação está muito boa. Já retornei aos treinos, mas por enquanto em um ritmo não tão forte”, afirmou em entrevista exclusiva ao Esporte em Pauta. Mesmo sem competir este ano, ele permanece no top 20 do ranking mundial juvenil (sub-18) – começou o ano na 12a posição e hoje é 16o.
Natural do Rio de Janeiro, onde começou a jogar no Fluminense, ele se mudou para São Caetano cedo, aos 14 anos. “O que mais pesou foi a estrutura e a qualidade do treinamento”, afirma. A rotina é puxada “Treino 2 horas de meia de manhã e 3 horas e meia de tarde”, diz, e completa que é difícil conciliar os treinamentos com os estudos, principalmente pelas viagens para competir.
Hoje os melhores jogadores do Brasil treinam em São Caetano, com exceção de Thiago Monteiro (3o melhor ranqueado), que treina na França. Na última semana foi iniciado um treinamento permanente da seleção brasileira semanalmente às terças-feiras, no ginásio do São Caetano do Sul.
Assim como Thiago, Hugo também já fez treinamentos na França, no INSEP, principal centro de treinamento olímpico da França. “Foi uma ótima experiência. Eu pude treinar com atletas muito fortes. Devo retomar meus treinos na França em maio”, projeta o atleta. Para 2013, o maior objetivo é conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, que acontecerão na China. “Com certeza, depois disso o foco será me classificar para as Olimpíadas de 2016”.
Com o programa Vivência Olímpica do COB, Hugo já teve a oportunidade de sentir um pouco como é o clima olímpico. Ele foi um dos participantes do programa, que levou jovens às Olimpíadas de Londres-2012. “Foi uma experiênica excelente, pois pude ter uma noção maior de como são as Olimpíadas, e acho que essa experiência pode me ajudar muito no futuro”.
Campeão latino-americano infantil em 2010 e 2011, Hugo diz que seu “momento mais marcante foi o bronze conquistado no Desagio Mundial de Cadetes em Porto Rico”, disputado em janeiro de 2012. A medalha veio após reação impressionante contra Jeong Woo Park – depois de vencer o primeito set por 11 a 9, Hugo estava perdendo o segundo por 9 a 1, com o coreano perto de empatar o jogo. Hugo conseguiu virar o set aparentemente perdido, e no terceiro fechou por 11 a 4, garantindo o bronze.
2 Comentários
Vale Ler tem esgrima no IG, salto com vara no Lance! e hipismo no Estadão | Olimpílulas
[...] da Bia Nantes, contou a história do garoto Hugo Calderano, do tênis de mesa. Vale ler clicando aqui. Compartilha aíCurtir isso:Curtir [...]
Vale Ler tem esgrima, salto com vara e hipismo | Olimpílulas
[...] da Bia Nantes, contou a história do garoto Hugo Calderano, do tênis de mesa. Vale ler clicando aqui. Compartilha aíCurtir isso:Curtir [...]
Deixe um comentário