Na melhor prova do Maria Lenk até o momento, o 50 livre masculino teve chuva de índices e a marca mais expressiva da competição até aqui. Foram cinco atletas com índice para o Mundial de Barcelona, de 22”33.
Na segunda série das eliminatórias, os olhos estão voltados para Nicholas Santos, pela raia 4. Semifinalista olímpico na prova em 2008, Nicholas é um dos grandes velocistas do Brasil, mas no último ciclo olímpico ficou fora da prova, com Cesar Cielo e Bruno Fratus representando o Brasil em Londres. Mas quem roubou a cena na série foi Alan Vitória, atleta do Botafogo, que na baliza 3 surpreendeu ao nadar para 22”21, vencendo a série e nadando abaixo do índice. Nicholas por sua vez fez 22”33, marca exata do índice. Ainda na área da piscina, os dois observaram as próximas séries, sabendo que suas “vagas” durariam pouco.
Na terceira série, olhares atentos a Bruno Fratus. Quarto colocado em Londres-2012 na prova, o atleta já tinha nadado para 21”92 este ano em Nancy. Treinando na Itália desde o final do ano passado, com o técnico Ari e Henrique Martins, Fratus voltou um pouco mais cedo para o Brasil em função de uma lesão no ombro. Fratus nadou bem e fez 21”98, roubando para si a primeira vaga para o Mundial.
Mas Cielo é Cielo. Na última série, nadando pela raia 4, o campeão olímpico de 2008 e bronze em 2012, que busca o inédito tricampeonato mundial em Barcelona-2013, saiu bem, nadou forte e dissipou dúvidas sobre o impacto da mudança de treinador em sua performance. Com 21”58, Cielo fez o segundo melhor tempo do mundo este ano, atrás apenas de Florent Manaudou, atual campeão olímpico, que fez 21”55 no Campeonato Francês. Ao lado de Cielo, Chierighini chegou quase um corpo atrás com 22”33, também em cima do índice.
Veja como fica a lista de melhores tempos do ano até agora:
1- Florent Manaudou – 21”55 – Campeonato Francês
2- Cesar Cielo – 21”58 – Maria Lenk
3- Nathan Adrian – 21”70 – GP de Austin
4- Vladimir Morozov – 21”72 – Campeonato Russo
5- Fred Bousquet – 21”73 – Campeonato Francês
6- Bruno Fratus – 21”92 – GP de Nancy
Vale destacar o tempo de Matheus Santana, que já está com índice para o Mundial Júnior. Ele nadou para 23”20 e ficou em 17o. Embora o tempo seja bom para a sua idade, Matheus tem 22”79, tempo que fez ano passado em sua última competição pelo Botafogo. Desde que mudou para a Unisanta, o nadador, que quebrou os recordes de Cielo no Juvenil que já duravam nove anos, ele não conseguiu repetir suas marcas, nem no Sulamericano Juvenil, nem no Multinations.
Por enquanto, os favoritos Cielo e Fratus tem as vagas. A final vai pegar fogo.
Foto capa: Satiro Sodré/SSPress
Deixe um comentário