O handebol masculino brasileiro tem tudo para dar um salto de qualidade este ano. Foi anunciada ontem (26) a contratação de Guilherme Valadão, armador da seleção e do Metodista, pela equipe do Balonmano Guadalajara, da Espanha. E ele não deve ser o único: nesta entrevista ao Esporte em Pauta, ele comenta que provavelmente a seleção terá mais de 10 atletas fora do país nesta temporada, assim como acontece na seleção feminina da modalidade. Depois de um 2012 difícil com uma cirurgia para tratar de lesão no joelho, Valadão sobre as expectativas e a realização de um sonho.
Você foi o quarto contratado pelo Balonmano Guadalajara, em uma renovação do clube para essa temporada. Como foram as negociações?
Sim, fui o quarto contratado pela equipe do Guadalajara. Entretanto, houve boas renovações de contrato lá, então teremos uma equipe muito forte, para buscar colocações acima das anteriores. As negociações começaram após o Mundial, em janeiro, e tornaram-se mais concretas após viajarmos em março para fazer alguns amistosos. Isso facilitou e ajudou na escolha do clube. Pude conversar com muitas pessoas para buscar a melhor opção dentre as que eu possuía.
Quando você viaja para lá em definitivo?
Devo viajar entre o dia 20 e 25 de julho. Ainda jogo mais uma partida oficial amanhã (28/06) pelo Super Paulistão, contra a equipe do Hebraica, em São bernardo do campo.
Hoje a seleção brasileira tem dois atletas fora do país no masculino. Como você acha que sua ida para lá pode melhorar seu jogo? Quais suas expectativas pra essa temporada?
A seleção está com muitos atletas fora do país. Para essa temporada, provavelmente teremos mais de 10 atletas fora do Brasil, o que crescerá muito a nossa seleção e o nível do handebol nacional! As expectativas são as melhores. Não tem como você realizar um sonho, jogar uma das ligas mais fortes do mundo e estar desmotivado. Estou muito ansioso, nervoso e não vejo a hora de começar a treinar e aprender lá!
Como vai ser sua vida lá? Você vai apenas para treinar, e vai trancar a faculdade aqui?
Agora sim, vou trancar a faculdade [ele estudava Engenharia no Mackenzie], por um tempo. Lá o handebol é profissional, então fica complicado jogar, estudar e fazer outras coisas.
Uma matéria que saiu hoje no “Diario Vasco” destacou sua “força, jogo com garra, chute poderoso, bom comportamento na defesa”. Há um ano você passou por uma cirurgia complicada no joelho. É a realização de um sonho?
Hoje acordei extremamente feliz. Como na Espanha são 5 horas a frente, acordei e tinha muitas mensagens, recados no twitter, mensagens na página do Facebook, todos elogiando. Saíram matérias em diversos jornais, sites, o que deixa qualquer atleta feliz pelo reconhecimento. Muito bom conseguir conquistar tudo isso, depois de pouco mais de um ano de uma cirurgia extremamente complicada. Fico feliz demais, realizo um sonho, mostro mais uma vez a superação da lesão e agora preciso descansar, para começar uma boa temporada la.
Sobre a lesão, você já está 100% fisicamente?
Não sei se estou 100% já, mas estou bem. Agora é aprimorar a forma física, pois aguentar a temporada e o ritmo de jogos l’á será complicado! Espero contar com a torcida de todos os brasileiros, sem perder o foco das Olimpíadas de 2016, é o sonho de qualquer atleta. Caso alguém queira alguma notícia a mais, siga a página no facebook “Guilherme Valadão Gama”.
Deixe um comentário