Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Campeonato bom de ver

    01/03/2012 por Redacao em Basquete, Destaque, Home, Opinião / Sem comentários

    Já estamos nos aproximando dos playoffs do NBB e todo mundo que saber o que esperar das últimas rodadas de um dos melhores campeonatos nacionais dos últimos anos. Disputado em alto nível, o que já não acontecia há muito tempo, os times se prepararam bem para essa temporada e estão mostrando que no Brasil também se joga um basquetebol competitivo e de qualidade. Como nem tudo são flores, não podemos deixar de dizer que ainda há um abismo técnico e estrutural entre o que vemos por aqui e o que é jogado na NBA e na Europa. Mas, para quem gosta e acompanhou de perto o que aconteceu com o esporte no Brasil nos últimos anos, o que vemos hoje já é uma grande vitória. Ginásios quase sempre cheios, a torcida voltando a se interessar pelo basquete, atletas qualificados, boa estrutura esportiva, e principalmente, uma organização competente e que se preocupa com o futuro do basquetebol brasileiro.

    Conforme já foi dito em outros posts, ficamos anos sem participar de uma Olimpíada e com isso, infelizmente, o basquete ficou esquecido por muita gente e acabou perdendo dinheiro e visibilidade. Porém, desde a criação  da LNB (Liga Nacional de Basquete) e consequentemente de um novo campeonato nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil), em 2008, o esporte voltou aos noticiários chamando atenção de quem só se lembrava dele por causa de Oscar Schmidt. O fruto de todo esse trabalho pode, enfim, ser visto hoje nas quadras brasileiras. O NBB ainda não é um sucesso imenso, mas já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Com 13 cidades envolvidas, 15 equipes inscritas e partidas transmitidas ao vivo pela TV, o público voltou a se emocionar com cestas nos últimos segundos e a vibrar a cada enterrada.

    Pinheiros de Marquinhos e Brasília de Alex são duas das favoritas ao título

    Voltando a falar propriamente do campeonato, as últimas rodadas prometem ser emocionantes. Com uma forma de disputa onde se classificam 12 equipes para os playoffs, praticamente todo mundo ainda briga por uma vaguinha na fase final do torneio.

    Pinheiros, São José, Flamengo, Brasília, Uberlândia, Paulistano e Bauru já estão com suas vagas praticamente garantidas para a sequência da competição, mas mesmo assim continuarão jogando tudo nesse resto de turno, já que os quatro primeiros colocados se classificam direto para as quartas de final e garantem o mando de quadra nas decisões. Já a parte intermediária da tabela segue pegando fogo, com pelo menos seis equipes lutando pelas vagas remanescentes  para as oitavas de final. Pra melhorar ainda mais esse finzinho de classificação existirão muitos confrontos diretos, com destaque para os jogos:

    • Brasília (4º) x Paulistano (6º)
    • Liga Sorocabana (12º) x Limeira (8º)
    • Paulistano (6º) x Bauru (7º)
    • Limeira (8º) x Joinville (9º)
    • Franca (10º) x Tijuca (13º)
    • Uberlândia (5º) x Flamengo (3º)
    • Bauru (7º) x Brasília (4º)
    • São José (2º) x Pinheiros (1º)
    • Minas (11º) x Liga Sorocabana (12º)

    Antes dessas pequenas decisões, teremos uma pausa no campeonato para a realização do Jogo das Estrelas, dias 09 e 10 de março, na cidade de Franca. Sucesso no ano passado, o evento esse ano irá reunir o que temos de melhor em um duelo entre jogadores nacionais e internacionais que atuam na NBB. Ainda serão realizados o torneio de arremessos da linha dos 3 pontos, campeonato de enterradas e o desafio de habilidades.

    A expectativa é de que o Pedrocão (nome do ginásio em Franca) esteja completamente abarrotado (vale lembrar que a torcida francana é uma das mais apaixonadas por basquete) e que seja um final de semana das estrelas muito melhor do que o que foi visto semana na NBA. O jogo entre Brasil x Resto do Mundo acontecerá no sábado (10), ás 10 da manhã com transmissão ao vivo pela Rede Globo. Vale (muito) a pena conferir!

    Melhores momentos do Jogo das Estrelas 2011:

    http://www.youtube.com/watch?v=xKt84_gX6MQ

     

    • Tweet

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter