Uma das cenas mais lindas do Mundial de Judô realizado em Paris foi a disputa da categoria até 78kg. A francesa Audrey Tcheumeo, de 21 anos, campeã europeia este ano, derrotou a número um do mundo na categoria, Akari Ogata e protagonizou um momento incrível do Mundial realizado em Paris. Tcheumeo foiàs lágrimas ao final da luta, antes de subir ao pódio, e ao receber sua medalha de ouro.

A prova tinha ainda a brasileira Mayra Aguiar, que terminou em terceiro, perdendo da japonesa na semi e vencendo a alemã Heide Wollert na última luta. Em segundo lugar no ano passado, Mayra disse que “pirou” após não ir para a final, mas conseguiu se recompor para conseguir o bronze. Esta é a terceira medalha feminina do Brasil (uma prata e dois bronzes) e já consolida esta como a melhor participação das mulheres em mundiais.
*
As fotos da francesa traduzem para mim o principal motivo porque os atletas lutam – sejam os judocas ou praticantes de outro esporte. Curiosamente, no judô, a palavra universal que define o que é esporte – luta – é também o substantivo que define especificamente o que faz o judoca.


Deixe um comentário