São 11 vagas em disputa na seletiva olímpica para o tênis de mesa, realizada no Cefan, Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro. No primeiro dia, dois mesatenistas brasileiros conseguiram classificação, Lígia Silva e Gustavo Tsuboi – apesar de ambos carregaram participações olímpicas no currículo, a história dos dois é bem diferente.
Lígia Silva, 30 anos, natural de Manaus, foi a primeira mulher do país a disputar um torneio individual nas Olimpíadas, em 2000. Quatro anos depois, foi a Atenas, mas não conseguiu classificação em 2008, depois de jogar mal na seletiva brasileira, não conseguindo vaga direta para a Seleção e não sendo escolhida pela comissão técnica para completar os três nomes que disputaram o Pré Olímpico.
Ontem, depois de conquistar a vaga para sua terceira Olimpíada, ao vencer a chinesa naturalizada dominicana Lian Qian por 4×0 na seminfinal, Lígia disse que a sensação era de estar se classificando pela primeira vez.
Gustavo Tsuboi, 26 anos, foi o único brasileiro a vencer uma partida nos Jogos de Pequim-2008, sua estreia em Olimpíadas. Quatro anos antes, com apenas 18, ele havia conquistado a vaga para Atenas mas não foi aos Jogos em função de uma lesão na coluna que o afastou do esporte por seis meses. Tsuboi, hoje o principal mesatenista do Brasil, garantiu a vaga ao vencer o cubano Jorge Campos por 4×1.
Hoje mais quatro vagas estão em disputa, e mais três na terça-feira. Caroline Kumahara e Jessica Yamada lutam por mais uma vaga aberta no país – a terceira pode disputar o evento de equipes. A tabela já foi divulgada e as partidas começarão as 12h50. No masculino, Hugo Hoyama (cinco participações olímpicas e 15 medalhas em PAN) e Cazuo Matsumoto também lutarão pelas vagas restantes.
Deixe um comentário