O Campeonato Europeu de natação, que este ano acontece em Debrecen, Hungria, começou na segunda-feira sob a ausência de Dale Oen, campeão do 100 peito nas duas últimas edições do Europeu e atual campeão mundial da prova, que morreu há menos de um mês de um ataque cardíaco durante treinamento de altitude no Arizona, Estados Unidos.
Houve um tributo no início da competição, com um vídeo mostrando cenas do nadador, relembrando seus feitos e falando sobre sua preparação para Londres. Prata em Pequim-2008, Oen treinava para conseguir o ouro este ano. Os nadadores da Seleção da Noruega estão nadando com uma touca preta escrita A.D.O, as inicias do nadador.

“Eu pensei muito nele enquanto nadava, ao invés de me concentrar na minha prova. Não é que pensava na tristeza, mas algo como ‘Faça isso pelo Alex’”, disse o antigo companheiro de equipe Kvale, após as eliminatórias do 400 livre.
Fabio Scozzoli, da Itália, venceu a prova de 100 peito e dedicou o título ao antigo rival. “Eu queria ganhar para dedicar a vitória a ele, que sempre esteve lá para celebrar meu sucesso junto comigo. Ele me acompanhou em todas as minhas vitórias e me acompanhou hoje, também”. Scozzoli foi vice campeão mundial ano passado, na mesma ocasião em que Dale Oen foi ouro, e bronze no último europeu, também vencido pelo norueguês.
Veja o tributo mostrado no início da competição:
Deixe um comentário