Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • As chances de Cielo no 100 livre

    01/08/2012 por Beatriz Nantes em Londres 2012, Natação / Sem comentários

    O brasileiro César Cielo nada hoje a tarde, às 16h15, a final do 100 livre masculino em Londres. Cielo nadará na raia 2 depois de ter classificado com o quinto tempo. Na raia 4, o campeão mundial James Magnussen tenta confirmar o favoritismo depois da decepção no revezamento 4×100 livre, onde a Austrália acabou em quarto lugar, com uma atuação fraca do nadador.

    Cielo nadou para 48″67 nas eliminatórias e 48”17 nas semifinais, sendo o segundo o seu melhor tempo da temporada. Para entrar no pódio, muito provavelmente será necessário nadar para a casa de 47″ – dois nadadores já fizeram abaixo de 48″ nas semifinais, Magnussen e Nathan Adrian. Cielo já nadou uma vez para essa marca após a proibição dos trajes, no PAN do ano passado, quando fez 47”84. Esse é seu melhor tempo sem trajes, e o bronze deve ficar perto dessa marca. Assim, ainda que Cielo não esteja cotado para o pódio pelos desempenhos na prova este ano, ele tem sim chances reais de conseguir a medalha de bronze meramente se nadar bem. Vendo a prova da semifinal e mesmo suas declarações, parece que Cielo segurou no final, e acho que ele nada sim para essa marca na final.

    Quanto ao ouro, ele também não é impossível, mas para isso Cielo terá que se superar. O melhor tempo de Magnussen é o 47”10 que fez nos Trials deste ano, o melhor da história sem trajes. Resta saber se o australiano vai aguentar a pressão dessa vez e confirmar seu favoritismo. Nathan Adrian, dos EUA, já nadou duas vezes para baixo de 48″ em Londres, na semi e abrindo o revezamento, e está muito bem e motivado para sua primeira medalha olímpica individual.

    O que devemos ver na prova é Cielo passando na frente, como é sua característica, e tentando segurar a volta de Magnussen. No PAN, quando fez sua melhor marca, Cielo passou 22”84, e voltou 25”00.Em Shangai, no Mundial, Magnussem passou 23”10 e  voltou 24”39. O problema é que, na seletiva australiana, ele conseguiu passar ainda mais forte que Cielo (22”68), e mesmo assim voltar seis décimos melhor (24”42). Se passarem juntos, acho muito difícil Magnussen perder para Cielo, por sua característica de crescer no final. O francês Agnel, que nadará na 1, está embalada depois de vencer o 200 livre e fechar o revezamento francês de forma incrível, e também é um adversário muito duro. Ele também tem como forte o segundo parcial.

    De todo modo, Cielo tem chances. Ele é o único nessa final que esteve na final de Pequim-2008, quando foi bronze, em uma medalha essencial para que ele chegasse ao ouro no 50 livre dias depois. Em Roma-2009, Cielo provou que sabe nadar 100 livre e apesar de não ter nadado bem a prova este ano, Cielo está 100% agora e a semifinal foi muito boa, na final há grandes chances dele nadar para 47″. Vale ainda prestar atenção em outros nadadores perigosos: o cubano Hanser Garcia, que foi prata no PAN do ano passado e já nadou para 48″0 na semifinal, e nadará na raia 3; o canadense Brent Hayden, vice camepão mundial ano passado,o russo e o holandês, que correm por fora mas também são muito fortes.

     

    • Tweet
    • Tags:
    • brent hayden
    • césar cielo
    • James Magnussen
    • nathan adrian

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter