Atualizado às 13h com resultados do pólo aquático e maratonas aquáticas
Uma semana depois do fim dos Jogos Olímpicos, são os atletas brasileiros das categorias de base que competem pelo mundo no início do novo ciclo olímpico. As três modalidades precisam de renovação nas categorias de adulta: o futebol feminino tem as mesmas jogadoras a cerca de 12 anos e pela primeira vez ficou fora das semifinais nas Olimpíadas; o polo aquático nem se classificou para os Jogos, e as maratonas aquáticas não tiveram representantes no masculino.
Futebol feminino: a seleção brasileira sub-20 disputa o Mundial no Japão a partir de domingo. Na primeira fase, as meninas pegam a Itália (19/08), a Nigéria (22/08) e Coreia do Sul (26/08). Thaisinha é a única da equipe que esteve em Londres, quando o Brasil caiu diante do Japão nas quartas de final.
Polo Aquático: os brasileiros disputam o PAN Júnior de Polo Aquático em Montreal, Canadá. O masculino pega a Colômbia na semifinal, enquanto o feminino perdeu para os EUA na semifinal e disputa o bronze. As finais acontecem no sábado. Veja aqui entrevista com um dos jogadores brasileiros, Henrique Vasconcelos
Maratonas Aquáticas: acontece no Canadá, no Canal de Welland, o primeiro Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas, com presença de oito atletas brasileiros. A competição começou na sexta-feira com a prova de 7,5km no masculino júnior. Diogo Andrade Villarinho ficou em quinto na prova e Matheus Isidro foi 25o. O pódio teve Alemanha, EUA e República Tcheca nas três primeiras posições.
Ainda hoje, acontece a prova de 5 km no feminino juvenil, e no no sábado a prova de 7,5km feminino júnior e 5km no masculino juvenil. No domingo, acontecem as disputas por equipe nas duas idades. O país participa com os três melhores resultados das provas já realizadas.
Basquete: A Seleção Brasileira Sub-17 Feminina estreou com derrota no Mundial, realizado na Holanda. O time, comandado pela ex-jogadora Janeth, perdeu para o Japão por 92 a 71 (47 a 37 no primeiro tempo).
Handebol: No Mundial Juvenil feminino, realizado em Montenegro, as brasileiras perderam a primeira partida, para o Japão, e hoje venceram no segundo jogo, contra Portugal, por 27 a 25. No domingo, o Brasil pega Angola e no dia 21 enfrenta a Noruega.
Campeonatos nacionais:
Atletismo: não é Mundial, mas os atletas de 16 a 19 anos disputam em Maringá (Paraná) o Campeonato Brasileiro Interclube de Juvenis.
Judô: no rio de Janeiro, acontece o Brasileiro sub-20 de Judô, com presença de 286 judocas. Os vencedores de cada categoria se garantem na seletiva nacional projeto Rio-2016.
Ginástica Artística: acontece em Roraima o Brasileiro Pré-Infantil e Copa Brasil de Conjunto Pré-Infantil e Adulto.
Deixe um comentário