Consolidando a condição de carro chefe da delegação brasileira nas Paralimpíadas de Londres, a natação garantiu mais dois ouros para o país neste sábado, novamente com André Brasil e Daniel Dias. O dia no Centro Aquático foi marcado também pela terceira medalha de ouro de Jessica Long, dos EUA, até o momento a maior medalhista da competição entre todas as modalidades, e por uma disputa intensa no 400 livre, vencida pela atleta da casa, Ellie Simmonds. 
Depois de uma prata no 200 medley e um ouro no 50 livre, com direito a recorde mundial, hoje foi a vez de André Brasil cair na piscina para defender seu título no 100 borboleta S10. Passando atrás do russo Dmitry Grigoriev, André buscou o ouro e levou com 56”35, novo recorde dos Jogos, mas acima do recorde mundial, objetivo do nadador. “Faltou algum detalhezinho para esse recorde, mas estou muito feliz”, afirmou após a prova ao SporTV. Phelipe Andrews também nadou e foi quinto, com 58”79.
Já Daniel Dias, ouro no 50 livre, não teve dificuldade em somar mais uma medalha dourada para a coleção. Colocando quase 10 metros nos adversários desde o primeiro parcial, Daniel venceu o 200 livre S5 com 2’27”83, colocando 16 segundos sobre o segundo colocado e estabelecendo novo recorde dos Jogos.
Nas demais provas do dia, o 400 livre feminino S6 reservou uma boa disputa entre a norte-americana Victoria Arlen e a britânica Eleanor Simmonds, uma das maiores estrelas do time anfitrião. Arlen passou na frente em todos os parciais, abrindo principalmente nas viradas. Simmonds só assumiu a liderança na última virada, e a partir dai impôs um ritmo forte e conseguiu colocar um segundo sobre a adversária. Com 5’19”17 e 5’20”18, as duas superaram o recorde mundial, confirmado o alto nível técnico da prova.
Sophie Pascoe, da Nova Zelândia, que já tem cinco recordes mundiais, superou mais dois na mesma prova: o do 100 borboleta S10, que venceu com 1’04”43, e o de 50, batido na parcial da prova, com 29”57. No 100 peito SB8 Olesya Vladykina também superou o recorde mundial, com 1’17”17. Jessica Long, a maior medalhista da competição, venceu o 100 peito SB7.
Deixe um comentário