Em ano olímpico, não tem como fugir: os Jogos são, de longe, a competição mais importante do ano. No caso da natação, como os campeonatos disputados em piscina longa tem mais prestígio do que os de curta, o Mundial de piscina curta disputado no final do ano olímpico tende a ser ainda mais esvaziado. Mesmo assim, não deixa de ser uma competição importante – e ganhar um Mundial, qualquer que seja, nunca é coisa pouca.
Alguns países já definiram suas seleções para o Mundial deste ano, que será realizado em Istambul, de 12 a 16 de dezembro. O Team USA foi divulgado esta semana, e contará com três campeões olímpicos e 18 integrantes da seleção que foi a Londres. Os campeões são Allison Schmitt, que nadará o 200 e 400 livre e está escalada para o revezamento 4×100; Ryan Lochte – nadando suas provas olímpicas: 200 livre, 200 costas e 200 medley, e as provas mais curtas de 100 medley, 50 e 100 borboleta – e Matt Grevers (100 livre, 50 e 100 costas). Além deles, a competição terá Jessica Hardy, Megan Romano, Anthony Ervin (que está participando do circuito da Copa do Mundo), Scott Weltz. Clique aquipara ver o time completo.
Já o time francês não quis saber de poupar nenhuma estrela, e vai com a seleção completa para a competição. Entre os convocados, os campeões olímpicos Florent Manaudou, Yannick Agnel e Camille Muffat, o casal Fred Bousquet e Laure Manaudou. Até mesmo os aposentados Clement Lefert e Alain Bernard estão na lista.
Já a Austrália convocou apenas 19 nadadores, nenhum deles parte do time olímpico de Londres. O destaque dos convocados é Kenneth To, jovem de 20 anos que foi destaque nas Olimpíadas da juventude, em 2010, e ficou de fora da seletiva olímpica este ano em função de uma cirurgia no apêndice. Velocista, ele venceu o 100 medley na primeira etapa da Copa do Mundo, disputada em Dubai, com 51”43, a seis décimos do recorde mundial, somando a maior pontuação na etapa. Clique aqui para ver o time completo.
Seleção brasileira
O time que representará o Brasil na competição ainda não está fechado. A primeira seletiva foi o Finkel, realizado no SESI-SP em agosto, e a segunda e última será o Open Correios, que acontece de 7 a 10 de novembro em Guaratinguetá. Nem todos os atletas que já conquistaram índice sabem se nadarão a competição, e a baixa confirmada é de César Cielo, que passou por retirada de gordura inflamada abaixo dos tendões do joelho. Não houve cirurgia e Cielo já está fazendo fisioterapia e musculação.
Brasileiros que já tem índice para a competição:
Cesar Cielo Filho – 50m e 100m livre e 50m borboleta
Thiago Pereira – 100m, 200m e 400m medley, 200m borboleta
Kaio Márcio Almeida – 100m e 200m borboleta
Guilherme Guido – 50m e 100m costas
Daniel Orzechowski – 50m costas
Felipe França Silva – 50m e 100m peito
Felipe Lima – 100m peito
Etiene Medeiros – 50m costas
Henrique Rodrigues – 200m medley
Nicholas Santos – 50m borboleta
Deixe um comentário