Começou! Enfim a bolinha amarela voltou a quicar. E, como de praxe, a temporada se inicia na distante Oceania, com os preparatórios e com o próprio Grand Slam. No primeiro dia de disputas em Melbourne, nenhuma grande surpresa. A grande maioria das partidas foi um verdadeiro passeio dos favoritos contra os azarões. Coube a Lleyton Hewitt e Janko Tipsarevic o melhor jogo da segunda-feira.
Atual bicampeão e em busca de seu quarto título no Grand Slam australiano, Novak Djokovic teve uma estreia tranquila diante do francês Paul-Henri Mathieu. Três sets a zero para o sérvio. Os outros dois grandes favoritos que entraram em quadra hoje também não perderam sets. Tomas Berdych despachou o eterno americano Michael Russell e David Ferrer superou o belga Olivier Rochus.
Entre aqueles que devem avançar, mas não incomodar os grandes nomes, destaque para Nicolas Almagro, Fernando Verdasco e Radek Stepanek. É impressionante como esses três experientes tenistas adoram uma batalha de cinco sets no início dos torneios de primeira linha. Eles superaram Steve Johnson, David Goffin e Victor Troicki, respectivamente. Kei Nishkori, Stanislas Wawrinka e Sam Querrey também avançaram sem maiores problemas. O único cabeça de chave a ser eliminado foi Juan Monaco. O argentino parou no russo Andrey Kuznetsov em sets diretos.
A grande partida do dia ficou para o fim da rodada, noite em Melbourne e manhã no Brasil. Nono melhor do mundo e oitavo pré-classificado, Janko Tipsarevic encarou o ídolo local Lleyton Hewitt, que sempre cresce muito com o apoio da torcida. O sérvio confirmou o favoritismo e venceu em três sets, mas o australiano vendeu muito caro a derrota e mostra que aos 31 anos ainda tem tênis para incomodar os grandes. Se não fosses as muitas lesões, ele poderia ter ficado muito mais tempo entre os grandes do esporte.
Feminino – Entre as mulheres só passeios das favoritas. Coube a Maria Sharapova, atual vice-campeã, fazer o primeiro jogo da quadra central. A musa russa ficou apenas 55 minutos em quadra e aplicou uma bicicleta pra cima da compatriota Olga Puchkova. Quase tão impressionante também foi a atuação de Venus Williams. A norte-americana cedeu apenas um game para a cazaque Galina Voskoboeva. Agnieska Radwanska também não perdeu sets em sua estreia e é nome forte para a segunda semana.
Maior esperança local de título, Samantha Stosur mostrou muita potência e categoria na vitória sobre a taiwanesa Kai-Chen Chang. Tomara que não sinta a pressão como nos últimos anos. Na Li, Jelena Jankovic, Angelique Kerber e Ana Ivanovic também superaram o primeiro jogo sem ceder parciais às suas adversárias. O torneio feminino esquenta mesmo a partir da terceira rodada. Vamos esperar.
Guilherme Daolio é Jornalista e Radialista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Apaixonado por tênis por influência de seu pai, acompanha o esporte desde pequeno. No momento em que Djokovic, Federer e Nadal polarizam as quadras, Guilherme arrisca suas raquetadas por aqui. Novidades, projeções, análises, informações, apostas e tudo que envolva a bolinha amarela vira assunto.
O nosso colunista já passou pela Rede Record e pelo Portal IG. Hoje é editor de texto da ESPN Brasil e louco por tênis.
Deixe um comentário