“Ele é altamente respeitado aonde quer que vá; os jovens jogadores sob seu comando tem um técnico em que podem confiar, um homem conhecido e respeitado além das fronteiras do tênis de mesa, um verdadeiro modelo e exemplo para todos”
O site da ITTF(Federação Internacional de Tênis de Mesa) se refere a Hugo Hoyama, 43 anos, segundo maior medalhista do país em Jogos Pan-Americanos e presente em cinco edições dos Jogos Olímpicos. Agora, o ex-atleta assume como técnico da Seleção Brasileira feminina. “Novo desafio e novo papel para um homem com um histórico exemplar”, diz o site.
“Presente na primeira edição da Copa do Mundo por equipes, em 1990, quando juntou forças com Cláudio Kano e Carlos Kawai, o brasileiro Hugo Hoyama estará presente na próxima edição da Copa do Mundo, na China, que acontece de 28 a 31 de março. No entanto, ele estará lá como técnico da seleção feminina”, diz o site da ITTF, que se refere a ele como “um homem reverenciado no círculo esportivo de seu país, servindo o Brasil com notoriedade desde a metade dos anos 1980”.
Técnico
“Agora, o vasto conhecimento terá um bom uso. Hoyama está dando treino em São Bernardo, São Paulo, clube que na realidade é o Centro Nacional de Treinamento. Todos os principais jogadores, com exceção de Thiago Monteiro, que está na França, treinam lá”.
Hoyama comenta que uma coisa boa é que ele conhece todas as jogadoras. “Claro que a relação vai ser diferente de quando eu era jogador. Meu primeiro objetivo será o ouro no PAN de 2015, em Toronto”. O site lembra que esse foi o mesmo objetivo estabelecido para ele mesmo há 30 anos, e “atingido com distinção” em suas sete participações em PANs. “São 15 medalhas e nada menos que 10 ouros!”, lista a reportagem. “
A estreia de Hoyama como técnico da seleção feminina, formada por Caroline Kumahara, Jessica Yamada, Ligia Silva e Katia Kawai, será no Campeonato Latino-Americano, em El Salvador, que acontece entre 19 e 24 de março. Depois, as três primeiras seguem para a Copa do Mundo na China, no final do mês.
Deixe um comentário