Em uma prova improvável, Stephen Kiprotich, de Uganda, surpreendeu os quenianos e levou o ouro na maratona aos 23 anos de idade, depois de um sprint no quilômetro 38, em um momento em que os quenianos Kirui e Kipsang lideravam e ele vinha um pouco atrás. A partir dai, Kiprotich abriu e liderou até o final, vencendo com 2:08:01. Os três brasileiros na prova terminaram, entre os 15 primeiros, e Marilson dos Santos, em 5º, fez o melhor resultado do atletismo brasileiro em Londres.
Kiprotich não era um dos favoritos. Ele tem como melhor marca um 2:07:20, em 2011, ano em que terminou em 13º no Mundial de Daegu. Ele foi o segundo atleta da história de Uganda a vencer uma prova no atletismo, 40 anos depois de John Akii-Bua, que venceu o 400m com barreira em 1972. Kirui, campeão mundial, foi prata e Kipsang, vencedor da Maratona de Londres e que liderou boa parte da prova, ficou com o bronze.
Entre os brasileiros, Marilson dos Santos (2:11:10) ficou em quarto lugar por boa parte da prova, mas não conseguiu diminuir a distância para os três primeirose. Perto do final ele foi ultrapassado pelo norte-americano Mebrahtom Keflezighi. Paulo Roberto de Paula (2:12:17) terminou em oitavo e se disse muito emocionado de estar no top 10. Frank Caldeira, que chegou a liderar no início da prova, terminou em 13º (2:13:35).

Deixe um comentário