Há 100 anos, um corredor norte-americano concentrava os olhares da comunidade esportiva mundial ao alcançar um feito histórico. Superar um recorde mundial já é algo memorável. Três atestam a qualidade de qualque atleta. Mas superar três recordes mundiais em apenas treze dias é algo único, e um dos momentos mais marcantes da vida e carreira de Abel Kiviat.
Com performances de destaque nas competições de meio fundo dos Estados Unidos no início da década de 1910, ele era especialista nas provas de 1.500m no atletismo. Em uma competição em Long Island, ele se tornou o primeiro homem da história a correr a distância abaixo de 4 minutos, marcando 3m59s20. Uma semana depois, baixou três segundos no mesmo local, batendo o recorde mundial pela segunda vez.
Mas sua principal prova ainda não tinha acontecido. Faltava o 1500 que definiria o time olímpico para as Olimpíadas de 1912, realizadas em Estocolmo. Sem se abalar, Kiviat venceu mais uma vez com novo recorde mundial, agora de 3m55s80. Com 19 anos, ele se classificou para sua primeira e única classificação olímpica.
Olimpíadas
Com este histórico, Kiviat chegou a Estocolmo como favorito para a vitória no 1.500m. Mas não venceu: foi surpreendido pelo britânico Arnold Strode Jackson nos últimos 10 metros de prova, perdendo por um décimo e ficando com a prata, que ele diria anos depois ser a maior decepção de sua vida. Ele ainda venceria a prova de equipes de 3.000m, onde contava-se as colocações dos três primeiros colocados na prova de cada país. Kiviat foi apenas o quarto norte-americano, mas os cinco da equipe levavam medalha. A prova foi extinta em 1924.
Deixe um comentário