A disputa feminina de boxe estreia nas Olimpíadas em Londres, este ano. Em preparação para o pré olímpico, que será realizado mês que vem, na China, as atletas brasileiras participaram do Pan-americano da modalidade no Canadá, saindo da competição com três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, atrás apenas dos Estados Unidos (6 ouros, 1 prata, 1 bronze).
Na competição, foram disputadas dez categorias, e o Brasil teve representantes em oito delas, deixando de medalhar em apenas uma, de até 57kg. O programa olímpico inclui apenas três categorias, até 51kg, até 60kg e até 75kg.
O principal destaque brasileiro foi Adriana Araújo, que venceu o peso médio (até 60kg) ao vencer a argentina Dayana Sanchez na final. Foi o oitavo título panamericano da lutadora e Adriana tem condições de conseguir uma das 12 vagas para sua categoria.
O nome mais conhecido do boxe é Roseli Feitosa, que foi campeã mundial em 2010, mas sua categoria não é olímpica (81kg). Justamente por isso a atleta mudou de categoria e agora compete no até 75kg. A atleta levou o bronze, perdendo na semi para a sensação norte americana Claressa Shields. Na outra categoria olímpica, o peso leve, a representante do Brasil foi Érica Matos, que ficou com a prata.
Deixe um comentário