No último Mundial de Ginástica Artística, em Tóquio, no Japão, o ginasta Diego Hypólito assegurou sua vaga nos Jogos de Londres. Apesar de já classificado para as Olímpiadas, Diego viajou para Londres, em janeiro, com o intuito de competir no Evento Teste e ajudar o Brasil a conquistar a vaga olímpica por equipes. Entretanto, uma lesão no ombro ocorrida durante os treinos para o campeonato impediu Diego de competir. Ele voltou ao Brasil e rapidamente passou por uma cirurgia.
Após a reabilitação, Diego retomou os treinos no começo de março. Tudo ia bem até que uma nova cirurgia aconteceu: na última sexta-feira o ginasta passou por uma artroscopia no joelho direito, deixando-o de fora dos treinos por mais um mês. O procedimento foi o mesmo já feito pelo ginasta em abril de 2008, três meses antes dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Foto: André Durão / Globoesporte.com
Mas qual a diferença dessa vez? A diferença é o favoritismo a medalha de ouro. Em 2008, Diego era o favorito ao primeiro lugar no solo. A campanha feita pelo ginasta durante o último ciclo olímpico levou todos a acreditarem no ouro. Até mesmo o ginasta se mostrava muito confiante. Arrisco dizer que bastava Diego acertar a série para conquistar o ouro. Só que agora a situação é outra…
No atual ciclo, Diego não apresentou os mesmos resultados que no ciclo anterior. Enquanto ele foi ouro no Mundial de 2005, prata em 2006, e ouro (novamente) em 2007, nesse ciclo ele não chegou a final em 2009, não competiu (por lesão) em 2010, e conseguiu um bronze em 2011. Percebe-se que os resultados e cores de medalhas foram bem diferentes!
Explicitando isso, não quero dizer que Diego não tem chances de conseguir uma medalha em Londres. Ainda hoje ele continua sendo esperança de uma medalha olímpica para a ginástica brasileira. A diferença é que dessa vez não basta “apenas” acertar a série para garantir esse tão sonhado prêmio brasileiro. Pensando assim, uma cirurgia, mesmo que pequena, a poucos meses dos Jogos é, no mínimo, preocupante.
Ginasta dos 11 aos 19 anos, Cedrick Willian respira ginástica artística. Tanto é que fez de sua paixão uma profissão e se graduou em Educação Física, na Universidade Federal de Uberlândia, pela qual é bacharel e licenciado, e especializou-se em Ginástica Artística pela Universidade Gama e Souza, no Rio de Janeiro. Assume precisar de uma dose diária de ginástica para manter o vício. Nosso colunista é autor do blog esportivo Gym Blog Brazil, principal referência da ginástica artística no país. Leia o blog no endereço: http://gymblogbrazil.blogspot.com.br/
5 Comentários
Luciana
Eu num acho ele a maior esperança de medalha brasileira Jade o Zanetti tem muito mais chance Pequim poderia ser o ano dele mas ela se achava invencível e caiu sentado, Num sei talvez ele possa assegurar medalha
19 mar 2012 06:03 pm (@Twitter)
Nome Tina bel
Parabéns Cedrick pela postagem, nós fãs da ginastica agradecemos por tudo que vc fez e faz para divulgar este esporte. Boa sorte
19 mar 2012 08:03 pm (@https://twitter.com/#!/Tina_Bel)
Igor Almeida
Duas coisas estão certas: as cirurgias do Diego são no mínimo preocupantes para as chances de medalha em Londres e o Gym Blog Brazil é a principal referência de ginástica artística do país.
20 mar 2012 02:03 am (@Twitter)
César
Vamos torcer pela recuperação do Diego. E parabéns Cedrick continue nos mantendo informados!
20 mar 2012 08:03 pm (@Twitter)
NomePaulo André Luck
Grande Cedrick, vc esta arrebentando, entrevista com o tecnico da melhor atleta do mundo, com o tecnico da seleção brasileira, com os principais atletas do pais hoje e de ontem, parabéns e muito obrigado , estavamos precisando de alguém escrevesse sobre a ginastica com propriedade , forte abraço e ansioso por mais noticias
21 mar 2012 09:03 pm (@Twitter)
Deixe um comentário