Fama de chorona ela já tem. Mas o que pouca gente sabe é que depois do Pan do Rio, local onde a fama foi conquistada, Jade Barbosa já foi medalhista em Mundiais de ginástica por duas vezes! Agora ela parte para sua segunda Olímpiada. Jade amadureceu. Em 2007, ela era apenas uma “garotinha” competindo em seu primeiro ano na categoria adulta. Hoje ela é uma mulher forte, independente e com experiência internacional boa o suficiente para buscar, em Londres, uma medalha olímpica.
Jade não tem o emocional fraco. Se você ainda pensa isso, você está enganado. Essa história está no passado e já acabou. Notícias sobre o emocional de Jade me fazem pensar: “Poxa, essa história até hoje?” Pra mim, notícias que ainda mencionem isso são de pessoas e jornalistas desinformados sobre a ginástica, ou que queiram dar “ibope” para seus textos, atraindo, dessa forma, a atenção de pessoas leigas no esporte. O fato dela já ter chorado em competição não pode, simplesmente, significar que ela tenha o emocional fraco.
Anulada essa opinião errônea do seu entendimento sobre ginástica, fica a dúvida: qual a chance de Jade medalhar em Londres? Jade, assim como Arthur Zanetti e Diego Hypólito, parte para Londres atrás desse sonho. Se a chance de Diego é no solo e a de Arthur é nas argolas, a chance de Jade é no salto sobre a mesa.
Apesar de ter ficado fora do Mundial de 2009, por conta da famosa lesão no punho e dos problemas com a CBG
(originados na antiga gestão), Jade lavou a alma em 2010. Mostrou pra quem quisesse ver o porquê de integrar a elite do esporte no país. Jade foi bronze no salto sobre a mesa, desbancando nomes fortes da época, como Ariella Kaeslin (já aposentada) e Tatiana Nabieva. Essa foi a segunda medalha de Jade em mundiais de ginástica. Duas medalhas em Mundiais para uma mesma ginasta era, até então, fato inédito no Brasil.
Em 2011, Jade partiu para sua terceira medalha. Entretanto, uma fatalidade a deixou fora do pódio. Na finalização do segundo salto ela virou o pé ao dar um passo para trás e acabou dando mais três passos! Jade poderia, tranquilamente, ter ficado com a prata, atrás, apenas, da americana McKayla Maroney, impossível de se bater nessa competição. Apesar do erro, Jade ficou em 4 º lugar. Um excelente resultado, apenas um décimo atrás da vietnamita Phan Thi Ha Thanh, que conquistou o bronze. Agora…vamos falar de números?
Em uma final de salto sobre a mesa, a ginasta tem que executar dois saltos diferentes: um de frente e um de costas. A nota de cada salto é dada da seguinte forma: a dificuldade do salto (de valores variados) é somada a nota de execução (10 é o valor máximo). Soma-se a nota do primeiro salto com o segundo, e a média dos saltos é a nota final da ginasta.
Hoje, o salto de costas de Jade tem valor 5,800 e o salto de frente tem valor 5,600. A primeira colocada do salto no mundial de 2011 teve o salto de costas com valor 6,500, e o salto de frente com valor 5,600. A segunda colocada (a alemã Oksana Chusovitina) teve o salto de costas com valor 5,500 e salto de frente com valor 6,300. A terceira colocada teve o salto de costas com valor 5,800 e salto de frente com valor 5,900. Como você pode perceber, os saltos de Jade são os de menor valor de dificuldade. Mas como Jade teve chances de ficar com a prata?
Como eu disse, o valor final do salto é o resultado da dificuldade somado a execução. Jade tem a execução perto de 9 pontos, ou seja: ela faz um salto com valor inferior, mas executa melhor. É o que chamamos de “salto mais limpo”. A chance de Jade em Londres consiste em manter a execução “limpa” e a dificuldade aumentada.
Antes da lesão no punho, Jade chegou a executar dois saltos de valor 6,500: o de frente e o de costas. Após a lesão, ela não executou mais nenhum dos saltos em competições. Agora é hora de voltar a fazê-los, só que com uma diferença: ela não precisa fazer exatamente dois saltos mais difíceis. Analisando os saltos das ginastas que provavelmente competirão em Londres, hoje ela precisaria de apenas um salto 6,500 para medalhar. E, de acordo com informações e entrevistas, Jade está disposta a voltar a treinar um salto mais difícil. Se ela fizer esse salto mais difícil com a execução que ela já possui, Jade volta pra casa com uma medalha.
Em resumo, eu afirmo: se Jade acertar os saltos que ela já tem, ela pode medalhar em Londres. Se acertar um salto forte e um mediano, ela vai medalhar em Londres. Uma última opção: se Jade acertar dois saltos fortes, ela vai medalhar em Londres com chance de ouro! E com a chance de ser lembrada pelas conquistas, e não pelas vezes em que expôs suas emoções.
Ginasta dos 11 aos 19 anos, Cedrick Willian respira ginástica artística. Tanto é que fez de sua paixão uma profissão e se graduou em Educação Física, na Universidade Federal de Uberlândia, pela qual é bacharel e licenciado, e especializou-se em Ginástica Artística pela Universidade Gama e Souza, no Rio de Janeiro. Assume precisar de uma dose diária de ginástica para manter o vício. Nosso colunista é autor do blog esportivo Gym Blog Brazil, principal referência da ginástica artística no país. Leia o blog no endereço: http://gymblogbrazil.blogspot.com.br/
19 Comentários
João Paulo
Olá Cedrick,
primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente trabalho que faz em seu blog, que em breve se tornará site, também gostaria de parabenizar pelo belíssimo texto a cima, que mostra o valor que essa pedra preciosíssima na ginastica realmente tem, mas que em alguns momentos as pessoas passam a desacreditar.
Queria perguntar-lhe se pelos parâmetros atuais existe alguma possibilidade de as meninas conseguirem chegar à final por equipes e também se a Daiane tem possibilidade no solo, aumentando um pouco as dificuldades das passadas…
Agradeço desde já,
e espero que continue esse trabalho ótimo!
31 mar 2012 01:03 am (@Twitter)
Nome Lucas Rodrigues
A Jade é uma grande ginasta. Assim como você colocou, as chances dela são reais no salto. Mesmo fazendo os saltos mais “simples”, e se ela dificultar um deles ou mesmo os dois as chances viram quase certeza.
Porém a Jade também tem chance de conseguir excelente resultados no individual geral. Não digo uma medalha, mas um top 10 ja valeria como tal.
Parabéns pelo texto feito por quem realmente entende de ginástica.
31 mar 2012 05:03 am (@Twitter)
Anônimo
Só lembrando Cedrick, a Oksana nunca fez salto de costas!
31 mar 2012 12:03 pm (@Twitter)
joão pedro
e realmente,eu pelo menos nunca vi a chusovitina fazer 1 salto de costas mas pq sempre nos comentarios da andreia joão ela fala que e obrigatorio a ginasta apresentar 1 salto de frente e 1 de costas?
22 May 2012 05:05 pm (@Twitter)
Cedrick Willian
Anônimo,
a linguagem que eu uso aqui é bem diferente da que eu usaria com bons entendedores de ginástica. A intenção aqui é aproximar a ginástica das pessoas que não entendem sobre o esporte, e dificultar os nomes dos exercícios ou explicitar algo como "tempo de suspensão", "1º vôo", "entrada do aparelho" só atrapalhariam na finalidade para que os textos são criados. Entendi perfeitamente seu comentário sobre a Chusovitina mas aqui não é o melhor lugar para falar sobre isso, mesmo porque isso é irrelevante para o entendimento do texto, que tem como foco central a ginasta Jade Barbosa. Aparentemente, você conhece o esporte de perto, e para você eu aconselho ler os meus textos que se encontram no site mencionado no final do texto.
Abraço!
31 Mar 2012 02:03 pm (@@gymblogbrazil)
Nome Marquinho
texto incrivel. enfim vc sabe oqto admiro a jade e sempre torço por ela e fikei muito feliz com o 4º lugar no mundial, q retorno fantastico. vale lembrar q enquanto diversas outras ginastas do brasil ja competiram e competem AA pegando colocações acima do 12º lugar, jade ja foi bronze num AA em 2007, senao me engano mundial, me corrija se eu estiver errado. logo pra mim esse é um dos maiores resultados da ginastica fem do brasil e raramente vejo falarem disso ou comentarem e acho q isso deve ser lembrado sempre. enquanto temos ginastas q vao pra aa e lutam por 15 lugar nem pegando top 10 e acham isso um resultado incrivel (o q nao é) nós ja tivemos um AA podium graças a Jade Barbosa, precisa dzer mais? só admiração pela jade q ela é demais.
31 mar 2012 01:03 pm (@Twitter)
Nome Mariana
Descordo um pouco do texto, quem convive com a Jade, sabe que ela tem um emocional fraco, ela tem UM POUCO de chance ganhar medalha n olimpíada, mas não será tão fácil como foi no mundial de 2010, ela teve competência, porem, teve sorte também, muitas ginastas não competiram no mundial daquela época, se a Jade tivesse mais concorrentes direto, ela não medalhava.
31 mar 2012 04:03 pm (@Mari_Vi20)
Cedrick Willian
Opiniões são opiniões, não é mesmo. Eu discordo da sua. No Mundial de 2010 Jade competiu contra os nomes fortes da época. Se não fossem fortes, não seria finalistas mundiais. Ela mereceu estar na final de 2010, tanto que esteve na final de 2011. E só não foi medalhista porque virou o pé. Se ela acertar os saltos que ela tem hoje, ela já está dentro de final olímpica...e paro por aqui pra não escrever meu texto todo pra você de novo...
Visite o gymblogbrazil.com.br. Lá poderemos discutir mais a fundo esses assuntos.
31 Mar 2012 11:03 pm (@Twitter)
João Paulo
O Brasil tem chances reais de ir à final por equipes??
As meninas tão dificultando as séries?
01 abr 2012 01:04 pm (@Twitter)
Cedrick Willian
Em um próximo texto quero escrever sobre isso!
Abraço
02 Apr 2012 12:04 am (@Twitter)
Gabriel Gonçalves
Bom, não sou especialista em ginástica, mas tenho um pouco de conhecimento na área.
Sendo bastante sincero, acredito que seja um pouco difícil de chegarmos lá entre as 8, já que não tivemos excelentes resultados com essa equipe!
Claro que elas mostraram um trabalho não diria extraordinário, mas excelente no pré olímpico, embora tenha ocorrido algumas falhas. Mesmo assim as séries não tão partindo de uma nota tão alta e a execursão também não é essas coisas todas, fazendo com que as notas fiquem entre 12,800 e 13,500, mesmo sendo limpinhas, limpinhas.
O salto é onde o Brasil se destaca, temos boas saltadoras e boas dificuldades nesse aparelho, ainda mais com a possibilidade da Jade fazer um salto com partida de 6,5 ou 6,2.
Na trave também temos algumas séries boas, mas precisamos dificultar um pouco, por exemplo a Ethiene e a Bruninha fazem uma saída muito simples e são descontadas por causa disso, mesmo tendo uma consistência durante a apresentação.
Nas paralelas são onde estão os nosso maiores “problemas”, além dos erros de posturas, temos pouca dificuldade e notas de partidas baixíssimas. Se fossem colocados ao menos mais uma largada e retomada em cada série, acredito que poderiam tornar as nossas paralelas mais “competitivas” e menos choradas, já que temos que ficar rezando para tirarmos uma nota superior a 12,8.
No solo temos boas séries, mas também que podem ser dificultadas e aumentar as médias para 13,5 ao menos. Nossas ginastas conseguem fazer um duplo esticado com perfeição, a Ethiene já teve um solo excelente, a Bruna também! A Adrian passou por uma lesão, e a Jade, a Dai e a Dani nem se falam, tem solos muito bons, mesmo podendo implementar um pouco mais… Acredito que os árbitros já cansaram de ver todas as brasileiras terminando o solo de duplo carpado!
Bom, é isso! Se as meninas conseguirem aumentar as notas de partida das séries e contarem com erros nas apresentações das francesas, canadenses e inglesas, quem sabe…
Mas não devemos subestima-las, já que elas surpreenderam muito do mundial para o pré olimpico em menos de 6 meses, então do pré olímpico às Olimpíadas elas terão pouco mais desse tempo, então é bem possível que surpreendam, e espero que isso ocorra, de fato!
01 abr 2012 10:04 pm (@Twitter)
Cedrick Willian
Parabéns, muito bom o comentário e responde em partes a pergunta do João Paulo.
Abraços
02 Apr 2012 02:04 pm (@Twitter)
Anônimo
Texto bom, mas não tem como prever o futuro. A Jade só tem chances de medalhas, se tiver poucas concorrentes.
Não acredito muito que ela deva ganhar medalha, mas pode ficar no top 5.
01 abr 2012 11:04 pm (@Twitter)
Cedrick Willian
Na ginástica é impossível prever o futuro, concordo plenamente. Por isso que o texto se baseia em uma análise atual e de resultados anteriores. E a minha previsão se baseia no acerto dos dois saltos de Jade.
Abraço
02 Apr 2012 02:04 pm (@Twitter)
Leandro
Não foi em 2009 e 2010 que muitas ginastas desfalcaram o mundial? Acredito que nas olimpíadas vai ser diferentes, a Jade pode medalhar, só que ela deveria se poupar de algumas competições e focar na olimpíada.
01 abr 2012 11:04 pm (@Twitter)
Cedrick Willian
Exatamente. Em 2009 o Mundial foi desfalcado, mas em 2010 os grandes nomes do salto sobre o cavalo estavam em competição! 2011 também, e 2012...nem se fala!
O fato é que 2009 foi um ano pós-olímpico e, geralmente, os ginastas estão se recuperando de antigas lesões, como foi o caso da própria Jade.
02 Apr 2012 02:04 pm (@Twitter)
Gabriel Gonçalves
Mudando um pouco de assunto agora…
Queria saber se a Laís ainda pode ir pra Londres, ou se essa possibilidade já foi descartada pela Confederação
02 abr 2012 03:04 pm (@Twitter)
Cedrick Willian
Eu não acho que essa possibilidade ainda esteja descartada. A Confederação Brasileira de Ginástica ainda não viu a Lais em ação depois de Pequim, ou seja: se passaram quatro anos sem que vissem um fio da ginástica dela. Lais esta treinando forte e provavelmente se apresentará no Troféu Brasil de Ginástica. A partir daí, a CBG entenderá se a ginástica dela ainda é competitiva ou não. Se for, ela será chamada para algum "camping" de treinamento junto com as outras da seleção. Se ela tiver condições de defender o Brasil, eu me pergunto: porque ela não iria a Londres?
03 Apr 2012 12:04 pm (@Twitter)
Gabriel Gonçalves
Que ótimo saber disso, Cedrick!
Acho que a Laís foi imprescindível para as boas campanhas que o Brasil teve tanto em 2007 quanto eu 2008.
Se a equipe for formada pela Laís, a Jade, a Dani, a Dai, a Bruna e a Adrian ou Ethiene ou Ana, e se as séries forem dificultadas, pode ser que tenhamos uma surpresa no Team Final, não acha?
03 Apr 2012 01:04 pm (@Twitter)
Deixe um comentário