Com uma campanha empolgante que chamou a atenção da mídia especializada internacional, o Brasil terminou o Mundial masculino de Handebol entre os 16 melhores da competição. Foram três vitórias na primeira fase, diante da rival Argentina, da surpresa tunisiana e de Montenegro, culminando com o terceiro lugar no grupo A. Pelas oitavas de final, o Brasil enfrentou hoje (20) a Rússia e perdeu em jogo muito disputado (26 a 27), em que esteve à frente do placar várias vezes. Esta já foi a melhor campanha da história – a classificação final ainda depende dos demais jogos, mas o Brasil já garantiu no mínimo a 15a posição. 
A Rússia saiu na frente e fez três gols logo de cara. O Brasil conseguiu virar em uma partida muito rápida e apertada, sem que nenhuma equipe conseguisse abrir grande vantagem no primeiro tempo. As duas seleções saíram para o intervalo empatadas em 14 a 14. No segundo tempo, o Brasil voltou melhor inicialmente, chegando a abrir dois gols de vantagem. A partida virou para o lado russo apenas nos últimos 7 minutos, quando o adversário chegou a abrir 3 gols. O Brasil diminuiu a vantagem e teve um ataque de 8 segundos para tentar levar a partida para a prorrogação, mas acabou perdendo por um gol de diferença – 27 a 26.
O Brasil tem como melhor posição no Mundial o 16o em 1999, quando perdeu da Espanha nas oitavas de final. Antes, a seleção já fora 15a no Mundial de 1958, mas havia apenas 16 equipes na competição.
Os adversários russos e a mídia internacional elogiaram a seleção brasileira, que esteve fora das últimas Olimpíadas, e parece estar no caminho certo para o Rio-2016. Jordi Ribera, técnico espanhol, é apontado como um dos responsáveis pela mudança. O técnico, que já havia comandado a seleção brasileira anteriormente, promoveu uma renovação na equipe, mesclando veteranos e novos nomes nesse Mundial. Ao final da partida, ele destacou que “a equipe teve uma entrega total durante 60 minutos, jogou com técnica e tática em momentos determinados. Nos faltou alguma coisa na defesa, talvez tenhamos sido um pouco brandos demais. Cometemos alguns erros de ataque, mas estou orgulhoso”.
Deixe um comentário