Depois de dominar os primeiros 22 minutos do jogo da estreia no Mundial de handebol masculino, o Brasil viu a Alemanha se acertar e fechar o primeiro tempo na frente, vencendo por 12 a 10. No segundo tempo,com queda no rendimento defensivo – avaliação do próprio técnico da selação brasileira, Jordi Ribeira -, a Alemanha ampliou a vantagem e venceu por 33 a 23. Tricampeã da competição, a Alemanha tenta se recuperar de seu pior resultado na última edição, quando terminou em 11º. 
O ponta Lucas Cândido atribui o crescimento dos adversários às mudanças feitas pelo técnico alemão. “Começamos bem, deixando que a equipe da Alemanha chutasse somente de fora. Além disso, nosso goleiro estava bem efetivo. Na segunda etapa, eles fizeram várias mudanças, corrigiram erros e conseguiram se aproximar mais do gol, chutando de seis metros. O rodízio de jogadores funcionou mais também, impedindo nossos contra-ataques.”
Próximo adversário: Argentina
A próxima partida do Brasil acontece no domingo (13), contra a Argentina, e será decisiva para a classificação. O rival sulamericano está em vantagem no clássico nos últimos anos, tendo vencido o Brasil no PAN de handebol em 2010 e 2012 e nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara. A partida valia vaga para Londres, e selou a classificação da Argentina e a “revanche” após duas vitórias brasileiras nas finais do PAN de 2003 e 2007. Também estreando hoje, a Argentina conseguiu uma importante vitória contra Montenegro, por 28 a 26.
Nas 11 participações brasileiras no Mundial, a seleção masculina passou para a segunda fase apenas uma vez, em 1999, quando a competição foi disputada no Egito. Na ocasião, o Brasil perdeu da Espanha e terminou na 16ª posição.
Deixe um comentário