Esporte em Pauta

Contato

Súmula

  • Reportagens
  • Personagens
  • Memória
  • Coberturas
  • Opinião
  • Números e curiosidades sobre o Mundial de handebol

    04/01/2013 por Beatriz Nantes em Handebol, Memória, Notícias / Sem comentários

    - A Alemanha era a seleção a ser batida nas primeiras competições internacionais de handebol. Os alemães foram campeões na primeira vez que  a modalidade foi disputada em Olimpíadas (1936), e no primeiro Mundial (1938), ambos disputados em Berlim. A Alemanha foi também o país que mais sediou o Mundial (seis vezes).

    - Naquela época, coexistiam o handball jogado em campo (outdoor) e em quadra. O primeiro prevalecia nos primeiros anos, com 11 jogadores em campo, praticado em campos de futebol. Foi sob essas regras que o handebol foi disputado em sua estreia olímpica. Apenas seis equipes participaram da disputa: os anfitriões alemães, Suécia, Áustria, EUA, Hungria e Romênia.

    - No total, foram sete Mundiais outdoor, disputados entre 1938 e 1966, com supremacia total da Alemanha, que perdeu apenas uma edição. Para se ter ideia, nas últimas duas edições, em 1963 e 1966, a final foi entre Alemanhã Oriental e Ocidental, com uma vitória para cada lado.

    - Houve um hiato sem Mundiais indoor de 1938 a 1954, em função da Segunda Guerra Mundial. No período, houve a realização de dois mundiais outdoors, que perderam força na década de 1960.

    (As próximas informações se referem apenas ao Mundial indoor, jogado no formato que existe até hoje)

    - Nenhuma seleção participou de todas as edições do Mundial. O recorde de participações é da Alemanha e Suécia, com 21 cada uma.

    Título da França em 2009

    - Três seleções estão empatadas como as maiores vencedoras da competição: Suécia, França e Romênia. Apenas a França pode desempatar e se tornar penta em Barcelona: os suecos e romenos não se classificaram para o Mundial 2013.

    - O Brasil foi o primeiro país não europeu a participar de um Mundial, em 1958. Terminou na 15a posição, de 16 seleções participantes.

    - O passado vitorioso muitas vezes não se traduz em glórias no presente, e vice versa. A Tchecoslováquia foi medalhista nas cinco primeiras edições que participou, vencendo uma delas, em 1967. Depois disso, nunca mais voltou a uma semifinal, assim como as nações independentes após a revolução (Rep Tcheca e Eslováquia).

    - Por outro lado, a França só passou a se destacar na década de 90. Até o vicemapeonato em 1993, a melhor posição dos franceses foi um sexto lugar na segunda edição do Mundial.

    - O Mundial de handebol já teve diversos formatos e números de participantes. O menor, na estreia, com 4 seleções. O maior, com 24 seleções, foi introduzido em 1993 e permanece até hoje.

    - Todas as edições do Mundial masculino de handebol foram vencidas por seleções europeias, e nunca houve  sequer uma final que não fosse 100% europeia. Apenas duas vezes uma seleção não europeia chegou à semifinal: os países africanos Egito (2001) e Tunísia (2005), que terminaram ambos em quarto lugar.

    • Tweet
    • Tags:
    • Mundial de handebol

    Deixe um comentário

    Postando o comentário...

    Receber os comentários deste post via e-mail

    • Twitter