O brasileiro Guilherme Toldo teve uma boa participação na esgrima, conseguindo a única vitória brasileira na modalidade até o momento. O atleta do Grêmio Náutico União, de 19 anos, foi eliminado na segunda partida contra o quinto colocado no ranking mundial, Race Imboden. O norte-americano venceu por 15 a 5 e eliminou o estreante brasileiro.
Na primeira partida, Toldo venceu o marroquino Lahoussine Ali por 15 a 6. Contra o norte-americano, tecnicamente superior, Toldo foi dominado desde o início e teve dificuldades em encostar o florete no esgrimista adversário. Em entrevista após a prova, Toldo se disse satisfeito com a participação.

Entrevistei o esgrimista há um mês, e ele tinha consicência que chegaria às Olimpíadas como franco atirador. Número 92 do ranking, ele teve uma ascensão surpreendente desde o ano passado, quando conquistou o único bronze individual do Brasil na esgrima nos Jogos Pan Americanos de Guadalajara. Esse ano, conquistou as vaga olímpica no Pré olímpico da modalidade. Ciente de que a esgrima nacional não é tão forte, ele passou a intercalar períodos de treinamento no Brasil e na Europa, sobretudo na Itália, uma das maiores potências da modalidade, escolha essencial para que Toldo continue evoluindo na modalidade e consiga ter mais variações em seu jogo, uma de suas principais deficiências.
Antes de Toldo, Renzo Agresta foi eliminado na chave individual do sabre. Melhor posicionado no ranking mundial entre os brasileiros, ele sentiu a lesão no tornozelo direito que sofreu há menos de dois meses, que o deixou fora dos treinos e prejudicou o brasileiro.
Deixe um comentário